ACSP: confiança do consumidor cresce em todas as regiões do País
“Bom humor” dos consumidores está ligado à geração de novos postos de trabalho, transferência de renda pelo Governo Federal e reajustes aos servidores e da oferta de crédito consignado
O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado para a Associação Comercial de São Paulo pela PiniOn, atingiu 99 pontos em outubro e está a um ponto do patamar considerado otimista. O indicador mantém a tendência crescente iniciada em maio do ano passado, com alta de 5,3% se comparado a setembro, e 19,3% na relação interanual. A sondagem foi realizada com 1.700 pessoas de todo o Brasil.
De acordo com o levantamento, houve aumento na confiança dos consumidores em todas as regiões do País. Os entrevistados do Sudeste, Norte e Centro-Oeste são os mais otimistas (acima de 100 pontos).
O efeito positivo se estende também pelas classes socioeconômicas, com elevação generalizada da confiança. Segundo o INC, aumentou o otimismo da classe C, enquanto as classes A e B migraram do campo pessimista para o otimista em outubro.
O economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV/ACSP), Ulisses Ruiz de Gamboa, observa que a percepção negativa das famílias em relação à sua situação financeira atual contínua elevada, apesar da melhora relativa ainda mais intensa, em relação à leitura anterior, com aumento importante da segurança no emprego.
“As expectativas sobre a situação financeira futura das famílias e a evolução do País apresentaram aumento intenso do que no mês anterior”, comenta Ruiz de Gamboa.
Ele pontua também que a melhora da percepção sobre a situação atual e o maior otimismo em relação ao futuro continuaram se refletindo na maior proporção de entrevistados dispostos a comprar itens de maior valor agregado, como carro e casa, e bens duráveis, tais como geladeira e fogão.
“O resultado do INC de outubro confirma a tendência de recuperação da confiança do consumidor, baseada principalmente na melhora das expectativas com relação à sua situação financeira futura, e pela percepção cada vez menos negativa da situação atual”, finaliza o economista.
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
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