SEGS Portal Nacional

Economia

PIX Internacional impulsiona mercado de câmbio mais competitivo e novos negócios

  • Sexta, 07 Outubro 2022 18:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Imagem: liuzishan no Freepik

Especialista avalia que a chegada no Nexus trará ganhos para empresas nacionais e internacionais; operação pode unificar transações entre mais de 60 países

Realizar transações financeiras em diferentes moedas e em apenas 1 minuto para mais de 60 países são alguns benefícios que o PIX Internacional vai possibilitar. O “Nexus” ainda está em desenvolvimento no hub de inovação do Bank Of International Settlements (BIS), mas já mostrou ser uma tendência que veio para ficar, assim como a instantaneidade do PIX, que revolucionou os meios de pagamentos digitais trazendo uma nova perspectiva em tempo, segurança e integração.

Para Fernanda Zago, especialista em meios de pagamentos cross-border para o Brasil e pioneira na implantação de pagamentos e metodologias de pagamentos internacionais, a chegada do Nexus no Brasil será um grande ganho para ambos os lados: empresas nacionais e internacionais. “O PIX Internacional vai fomentar um mercado de câmbio mais competitivo e eficiente, reduzindo os custos das transações cross border e viabilizando uma série de novos negócios”, explica.

O modelo estabelecido atualmente já possibilita que empresas facilitem a experiência do PIX para outras empresas, com rapidez de processamento, confirmação, segurança e liquidação dos fundos diferente de qualquer outro método de pagamento. É o caso da WePayOut, especializada em transações cross border e eFX para empresas de todo o mundo que precisam pagar ou receber no Brasil mesmo sem ter presença no país. A fintech espera que o “Pix internacional” garanta maior velocidade e também melhor custo para a movimentação de dinheiro entre países.

“De forma geral, existe ainda muita cautela e muitos desafios ainda precisam ser superados pelos diversos bancos centrais, mas é inegável o otimismo e a grande expectativa de disrupção principalmente para os mercados de varejo e o setor de remessas internacionais”, avalia. Hoje em dia, o PIX é o meio de pagamento utilizado por 71% da população brasileira, com 430 milhões de chaves registradas, segundo dados do Banco Central.

Em relação à segurança e riscos da nova operação, a especialista esclarece que o PIX já se tornou case de sucesso para a construção de pagamentos em tempo real mundo afora, inclusive está inspirando a construção de uma plataforma global de pagamentos instantâneos internacionais, como é o caso do Nexus na Europa e Ásia. “Acredito que haverá a padronização dos protocolos de conexões e os países poderão manter seus processos individuais cumprindo as regulamentações locais ao mesmo tempo que fazem parte de um ecossistema maior”, diz.

Sobre a WePayOut: A WePayOut é uma fintech de pagamentos instantâneos e cross-border especializada em processamentos de altos volumes. A empresa atua no mercado brasileiro e internacional desde 2019, facilitando os processos de compras, pagamentos e cobranças em nome de terceiros e otimizando a complexidade dessas transações de forma transparente, segura e rastreável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version