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Modelo de plataforma unificada é crucial para o setor bancário

  • Segunda, 05 Setembro 2022 12:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Angelo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
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Vini Lima*

A estratégia de plataforma é um conceito central para os bancos criarem mais engajamento diante das mudanças em tecnologia, comportamento do cliente, regulamentações, segurança, concorrência e outros fatores que estão fazendo a estrutura fundamental do setor passar por tremendas movimentações. Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária (2022), a abertura de contas através de canais digitais superou a de canais físicos no Brasil pela primeira vez em 2021. Isso significa que o equilíbrio de poder está sendo transferido de bancos grandes e verticalmente integrados para startups flexíveis e especializadas que têm utilizado a estratégia de plataforma para transformar sua proposta de valor de forma mais rápida, menos cara e mais eficiente.

A pesquisa também observou que 56% das transações bancárias no Brasil foram feitas usando celulares, seguidas por transações feitas por cartão (16%), online (14%), caixas eletrônicos (6%) e agências (3%). Seguindo esta tendência, uma estratégia de plataforma centrada no cliente é o que vai garantir a oferta de uma gama mais ampla de produtos e serviços, transformando o banco em um hub com uma experiência padronizada e integrada em todos os pontos de contato. Para as instituições financeiras, isso significa mais oportunidades de aumentar seu valor para os clientes -- e suas receitas também -- agregando serviços relevantes e importantes.

Alguns bancos podem ter a preocupação de que a oferta de tantos serviços prejudique sua qualidade, mas o ponto é que os clientes não querem adquirir produtos financeiros que sejam “os melhores da categoria”. Eles desejam -- e exigem -- conveniência, eficiência e uma experiência unificada. Um bom exemplo foi a integração do Pix, que teve a curva de adoção mais rápida entre todos os sistemas de pagamento pesquisados no mundo de acordo com um relatório do Bank for International Settlements (BIS).

Nos últimos anos, segundo o Fórum Econômico Mundial, tem havido uma migração crescente de brasileiros (85%) para serviços online. Isso tem ocorrido também porque uma mentalidade de plataforma, com seu uso de interfaces de programação de aplicativo (APIs) e infraestrutura aberta, tem tornado mais fácil, barato e lucrativo para os bancos transformarem sua proposta de valor -- passando de um supermercado financeiro com “tudo em um só lugar” para uma corretora confiável de serviços consumíveis.

O Brasil é considerado por muitos como o centro das empresas emergentes na América Latina, respondendo pela maioria dos chamados “unicórnios”. Entretanto, com recentes relatos indicando uma desaceleração dos investimentos, as fintechs e os neobancos do Brasil precisam priorizar lucros acima do crescimento. Este cenário promove ainda mais competição à medida que empresas nascidas no digital estão tentando entrar agressivamente no setor financeiro.

A estratégia de plataforma permite a criação e orquestração de valor em um grande número de produtos e serviços sem ter de construí-los do zero ou precisar ser dono dos ativos ou recursos para criá-los. Isso permite que os bancos montem e ofereçam os produtos e serviços que os clientes querem mais rápido do que no tradicional modelo de integração vertical, que constrói o portfólio de produtos do zero.

Cada vez mais, os bancos estão aprendendo que o modelo de plataforma é crucial para ganhar engajamento dos usuários em um mundo conectado. O verdadeiro engajamento possibilita transações repetidas, eficientes e lucrativas e permite aos bancos conhecer seus clientes e oferecer novos produtos e serviços de forma mais fácil e barata. Isso também ajuda a trazer novos clientes para o mix através de analytics sofisticado, personalizando as ofertas e criando novas experiências.

Para que isso ocorra, há áreas importantes para trabalhar e planejar ao projetar uma plataforma de Engagement Banking. Segurança, confiabilidade, disponibilidade e experiência consistente de usuário devem ser incluídas na plataforma desde o começo e atuar como a base para uma experiência de alta confiança.

À medida que o setor bancário brasileiro avança, todos os bancos continuarão enfrentando mudanças contínuas e importantes na tecnologia e nas exigências dos clientes. Os vencedores serão aqueles que construírem as plataformas mais robustas, flexíveis e abertas que lhes permitirão engajar clientes e expandir significativamente a oferta de produtos e serviços financeiros.

*Vini Lima é o diretor geral para o Brasil da Backbase

Sobre a Backbase

A Backbase tem a missão de ajudar bancos a reorganizar a arquitetura em torno do cliente e aceitar a mudança de paradigma para um modelo de plataforma. Os dias de ficar para trás devido a tecnologia e infraestrutura bancária legadas tradicionais acabaram. A Backbase está aqui para ajudar instituições financeiras -- de grandes bancos a cooperativas de crédito -- a se tornarem centradas no cliente novamente. Somos os criadores da Plataforma de Engagement Banking da Backbase -- capacitando todas as linhas de negócio. Nossa plataforma única e abrangente possibilita qualquer jornada, de vendas digitais a serviço bancário cotidiano, oferecendo experiências ininterruptas e sem atrito para seus clientes e funcionários. Analistas do setor, como Forrester, Ovum e Celent, reconhecem continuamente a posição de líder da Backbase e mais de 150 grandes instituições financeiras em todo o mundo são movidas pela plataforma de Engagement Banking da Backbase -- incluindo AIB, Banco Nacional de Costa Rica, Banco de la Nación de Perú, Banesco Panama, Banco Pichincha, Banco Caja Social, Barclays, Bank of the Philippine Islands, BNP Paribas, Bremer Bank, Islands, Citibank, Citizens, Bank, CheBanca!, Deutsche Bank, Discovery Bank, Goldman Sachs, HSBC, KeyBank, Lloyds Banking Group, Metrobank, Navy Federal Credit Union, PostFinance, RBC, Société Générale, TPBank, Vantage Bank Texas, Westpac, WSECU e Wildfire CU.  No primeiro dia de 2022 a Backbase inaugurou sua primeira unidade em solo brasileiro, terceiro hub da empresa na América Latina. Localizado no Parque da Cidade, zona sul de São Paulo, a Backbase Brasil reforça sua expansão global e a recente onda de investimentos na região Latam.

 


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