Brasil,

Com déficit global de mão de obra em tecnologia, Brasil tem potencial para avançar e atender escassez em todo o mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Luzzi Bacci
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Para cofundador da Unyleya Educacional, uma das pioneiras na oferta de educação superior a distância no país, a necessidade de suprir a alta demanda de profissionais em TI em nível global é uma boa oportunidade para o país.

O déficit de mão de obra no mercado de tecnologia é um problema mundial. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Korn Ferry, é estimada uma perda de 8,5 trilhões de dólares na produção global até o ano de 2030 por falta de profissionais qualificados. Por outro lado, esse cenário preocupante para o setor, cria uma oportunidade para o Brasil, uma vez que o país tem potencial para avançar na exportação de talentos e serviços, auxiliando na mitigação desse problema.

Para Engels Rego, cofundador da Unyleya, uma das maiores ofertantes de pós-graduação EAD do país, esse déficit cria um novo espaço para o desenvolvimento de carreiras digitais no Brasil. “Hoje, temos uma taxa de desemprego de 9,3% no país e, por outro lado, milhares de jovens com habilidades requeridas pelo mercado, e que nem percebem o potencial que têm para trabalhar na área de tecnologia. Há, então, uma grande oportunidade de atender a dor do setor e conduzir esses potenciais talentos para as carreiras digitais. O Brasil pode e deve se tornar um grande exportador de talentos em TI”, explica o executivo, que representa investimentos europeus no Brasil.

Diante desse cenário, investidores e empresas de diversos mercados da Europa veem o país não somente como uma fonte, mas também como um expoente formador de mão de obra capacitada e qualificada para o setor de tecnologia. Nesse sentido, Engels entende que a necessidade de suprir a alta demanda de profissionais tem resultado em olhares atentos e movimentações interessantes de investidores e companhias internacionais, que já têm buscado formar e recrutar profissionais brasileiros, seja para emigrar ou para trabalhar remoto para empresas de fora do Brasil.

Os últimos estudos da Brasscom revelaram que, aqui mesmo, no Brasil, até 2024, teremos 70 mil vagas em tecnologia, mas apenas 46 mil profissionais formados na área.

Diante desse déficit, que só aumenta o gargalo do setor, empresas de todos os portes, de startups a grandes empresas, têm recorrido a parcerias com instituições de ensino para qualificar esses jovens antes mesmo da graduação”, explica o executivo.

Programas estratégicos de formação ganham espaço

Dentro deste contexto, a criação de programas estratégicos de formação, atração e retenção de talentos tem se transformado em uma solução para muitas das grandes empresas do segmento. Um ótimo exemplo dessa iniciativa é a proDevs, que conecta instituições públicas e privadas a jovens em formação técnica.

Recentemente, a marca fechou uma parceria com o programa AMS - inspirado no modelo de sucesso P-Tech, desenvolvido pela IBM no exterior -, fruto de sua cooperação com o Centro Paula Souza, no estado de São Paulo. O objetivo da associação é enriquecer o currículo acadêmico dos cursos técnicos ofertados nas ETECs e FATECs, com experiências profissionalizantes diferenciadas, pautadas em desafios reais e formação complementar focada nas habilidades profissionais mais demandadas atualmente pelo mercado.

Segundo Paulo Camargo, sócio e diretor da empresa, devido à conexão direta com o mercado de trabalho, esse tipo de curso técnico e profissionalizante é uma alternativa ainda mais assertiva para os jovens. “Os estudantes desenvolvem nessas formações as skills que as empresas irão exigir”, reforça.

Além da formação, a proDevs realiza um trabalho mais amplo, que começa no recrutamento técnico, alocação e orientação de carreira para profissionais de tecnologia. “Somos a única empresa hoje que atua de ponta a ponta. Recrutamos, formamos e alocamos um profissional pronto para as companhias na área de tecnologia e ajudamos as equipes de RH a destinarem seus esforços a trabalhos mais estratégicos dentro das suas organizaçõe”, completa.

Para o executivo, a grande vantagem para as empresas está justamente na descoberta e mineração desses talentos com rapidez e assertividade. “Nesse aspecto, temos no Brasil um grande potencial, que já atrai olhares de fora. É preciso ampliar esse conceito para uma escala industrial, que possa resolver o problema do déficit de mão de obra na área de tecnologia em escala nacional e internacional”, destaca. “O segmento tem potencial para crescer, e precisamos ser agentes transformadores do Brasil nessa jornada”, finaliza Camargo.

Sobre a proDevs

A proDevs conecta talentos e empresas para construção de novas carreiras digitais, impulsionando a nova economia. A empresa atua de ponta a ponta no processo, descobrindo, recrutando e capacitando talentos de forma inovadora, e alocando esses profissionais em empresas de tecnologia ou que buscam a transformação digital. A proDevs hoje realiza recrutamento técnico, hunting, alocação de times e especialistas, consultoria e projetos especiais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar