SEGS Portal Nacional

Economia

IGMI-R Abecip apresenta variações nominais positivas nos preços dos imóveis residenciais em todas as capitais analisadas

  • Segunda, 29 Agosto 2022 10:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  IGMI-R
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

O IGMI-R/ABECIP variou 1,16% em julho (ante 1,29% no mês anterior), registrando o quarto mês consecutivo de desaceleração no resultado acumulado em 12 meses, passando de 16,42% em junho para 15,61%.

Essa desaceleração no resultado acumulado em 12 meses nos preços dos imóveis residenciais não foi acompanhada de uma desaceleração em termos reais, considerando a queda relativamente mais acentuada do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA/IBGE) no período, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Em relação às dez capitais analisadas pelo IGMI-R, as variações nominais dos preços dos imóveis residenciais foram todas positivas em julho, sendo que as variações acumuladas em 12 meses mostraram aceleração em Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Brasília. Dentre essas, Brasília se destaca pela variação de 17,06%, acima da média nacional no período (15,61%). As outras três, apesar de ainda abaixo da média nacional, parecem iniciar uma tendência de convergência para esta, ainda que lenta, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Dentre as capitais com desempenho abaixo da média nacional, ainda sob a perspectiva dos resultados nominais acumulados em 12 meses, apenas Porto Alegre mostrou desaceleração no período, passando de 13,30% em junho para 12,78% em julho.

As perspectivas para os preços dos imóveis residências continuam sem tendência clara para o restante do ano. Conforme pode ser visto no gráfico abaixo, a percepção dos empresários do setor de Edificações Residenciais, captada pela Sondagem da Construção Civil do IBRE/FGV, ainda oscila sem direção definida desde o início do ano, sendo que o quesito Demanda Prevista para os próximos 3 meses teve desaceleração em julho, enquanto o quesito Tendência dos Negócios para os próximos 6 meses teve mostrou variação positiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version