No 2º trimestre, aumenta a ocupação e diminui o desemprego no Estado de SP
Taxa de desocupação diminuiu de 10,8% para 9,2%
O número de ocupados aumentou em 701 mil (3,0%), no segundo trimestre de 2022 em relação ao trimestre anterior, e o total de desempregados diminuiu em 391 mil, no Estado de São Paulo, de acordo com estudo da Fundação Seade, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Houve aumento no comércio (368 mil), nos serviços (260 mil), na construção (115 mil), nos serviços domésticos (44 mil) e na agricultura (17 mil) e retração na indústria (-103 mil). O número de ocupados que contribuíam para a previdência social (formais) cresceu 3,1% e o de não contribuintes (informais) aumentou 3,0%.
No 2º trimestre de 2022, 2,4 milhões de pessoas estavam desocupadas. A taxa de desocupação diminuiu de 10,8% para 9,2% e a taxa composta de subutilização da força de trabalho decresceu de 19,1%, no 1º trimestre, para 17,9%.
O rendimento efetivo médio dos ocupados (R$ 3.216) diminuiu 6,2% em relação ao 1º trimestre de 2022 e 3,0% na comparação com igual período do ano anterior.
Por áreas do estado
Na Região Metropolitana de São Paulo, o número de ocupados aumentou 413 mil (3,8%) em relação ao trimestre anterior. Houve crescimento no comércio (272 mil), nos serviços (108 mil), na construção (56 mil) e nos serviços domésticos (16 mil), estabilidade na agricultura (2 mil) e retração na indústria (-41 mil). Ampliou-se em 2,4% o número de ocupados com contribuição à previdência social (formais) e em 7,4% o de não contribuintes (informais).
No município de São Paulo, a estimativa de ocupados ampliou-se para 6,6 milhões de pessoas, com acréscimo de 279 mil postos (4,5%) no 2º trimestre. Houve aumento nos serviços (130 mil), no comércio (113 mil), na construção (20 mil) e nos serviços domésticos (16 mil) e estabilidade na agricultura (1 mil) e na indústria (-1 mil).
No interior e litoral, houve aumento de 288 mil ocupados (2,4%) em relação ao 1º trimestre de 2022, com crescimento nos serviços (151 mil), no comércio (95 mil), na construção (59 mil), nos serviços domésticos (28 mil) e na agricultura (15 mil) e decréscimo na indústria (-62 mil). O número de desocupados (1,1 milhão de pessoas) retraiu-se em 194 mil pessoas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário