SEGS Portal Nacional

Economia

ACSP: jovens estão mais confiantes com emprego, aponta INC

  • Quinta, 25 Agosto 2022 11:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alan Viana
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Indicador apontou que percepção negativa das famílias em relação à sua situação financeira continua predominando

A confiança dos jovens consumidores brasileiros, com idade entre 18 e 24 anos, está em patamar otimista (acima de 100 pontos), de acordo com o Índice Nacional de Confiança (INC), pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) encomendada à PiniOn. O indicador geral segue estável em agosto, com 91 pontos, e sob a tendência de elevação para os meses seguintes. O INC reflete a predisposição das famílias brasileiras para consumo, bem como a percepção sob assuntos relacionados à emprego, renda, situação financeira atual e futura. A pesquisa foi realizada com 1.676 pessoas.

Se observada a percepção por outras faixas etárias, as pessoas com idade entre 25 e 34 anos também se mantêm em patamar otimista.

“Os entrevistados com idade entre 18 e 34 anos representam a parcela onde se concentra o teletrabalho, modalidade que ganhou impulso na pandemia, enquanto aqueles com idade de 35 anos ou mais concentram a maior parcela da massa de rendimentos”, contextualiza o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.

Com a amostra do indicador foi possível entender, por exemplo, que se analisado o nível de escolaridade, o grupo de entrevistados com ensino superior registrou elevação de 4,2% na confiança, em relação ao mês anterior. A confiança dos entrevistados com ensino fundamental ficou estável, enquanto os que têm ensino médio completo registrou leve queda.

Para Ruiz de Gamboa, o aumento da confiança do grupo com nível superior se explica pela maior probabilidade de encontrar emprego, num contexto de avanço da ocupação. “Esse grupo também corresponde ao que tem acesso à maior informação sobre a recuperação da atividade econômica”, frisa.

Percepção das famílias X situação financeira

O INC apontou que a percepção negativa das famílias em relação à sua situação financeira está predominante. O economista pondera que houve melhora relativa na comparação com o mês anterior, mantendo-se a impressão de maior segurança no emprego.

Essa percepção negativa continua refletindo na menor disposição a adquirir itens de maior valor como, carro e casa, mas a melhora relativa aumentou a intenção de compra de bens duráveis, tais como, geladeira e fogão.

Por outro lado, as expectativas positivas sobre a situação futura financeira e a evolução do País seguem prevalecendo entre os entrevistados, mostrando novo aumento em relação à leitura anterior.

“O resultado do INC de agosto, apesar da estabilidade geral, indica a recuperação da confiança do consumidor, baseada principalmente na melhora das expectativas com relação à sua situação financeira futura, e também pela percepção menos negativa da situação atual”, avalia o economista.

A recuperação da confiança dos consumidores, ainda de acordo com Ruiz de Gamboa, se explica pela recuperação da atividade - maior do que se esperava -, refletindo positivamente na ocupação, e pela injeção de recursos oriundos de transferências de renda concedidas pelo Governo Federal, dos reajustes dados aos servidores estaduais e municipais e da ampliação da margem de crédito consignado.

 

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version