Planejamento da aposentadoria: como se organizar para o futuro?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aryani Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Crédito : Divulgação Crédito : Divulgação

Pensar a longo prazo é extremamente importante e imprescindível para garantir uma vida mais tranquila

Pensar a longo prazo nem sempre consiste em uma tarefa fácil, mas o planejamento de aposentadoria é extremamente importante para garantir uma vida mais tranquila no futuro. Afinal, nessa fase é comum que a renda diminua e que as despesas aumentem, sobretudo com custos médicos e cuidados com a saúde.

Mas, o mais importante: quanto antes você iniciar o planejamento de suas finanças para essa fase, melhor. A verdade é que quase 60% dos brasileiros nem sequer começaram a pensar nisso. É o que diz uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Dentre essas pessoas, os principais motivos para não fazer o planejamento são:

• 36% dizem não sobrar dinheiro no fim do mês para guardar para o futuro;

• 18% dizem que não guardam por não ter emprego no momento e;

• 17% alegam que não vale a pena guardar dinheiro, considerando que sobra tão pouco no fim do mês.

Essa falta de planejamento e reserva financeira pode impactar na capacidade de poupar e o que queremos que você entenda aqui é que é possível, sim, guardar e investir, mesmo com pouco.

Para Danielle Buzzi, Gerente de Produtos e Negócios da Cooperativa Únilos, é importante lembrar de planejar o futuro com antecedência e estabelecer objetivos claros. “Quanto mais cedo você tomar a decisão de realizar um planejamento adequado, mais fácil será desfrutar de um futuro com tranquilidade e segurança”, completa Buzzi.

Então, veja agora como fazer um planejamento eficiente!

1. Organize a vida financeira: antes de mais nada é necessário conhecer a sua situação. Nada de “eu acho”, tudo precisa estar na ponta do lápis, ou até mesmo, em uma planilha digital. Liste todos os seus ganhos e gastos mensais e procure elencar o que é essencial ou não para a sua vida.

2. Metas financeiras: o ideal é que sobre 20% da renda para compromissos financeiros, ou seja, pagamento de dívidas, cartão de crédito e investimentos - aqui vamos incluir a reserva financeira, o planejamento da aposentadoria e outros. Dentro desses 20%, você pode diversificar seus investimentos e pagamentos, mas é importante ter metas financeiras claras para que isso se torne mais real e fácil de realizar. Escreva quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo e quanto você precisará juntar de dinheiro ao longo do tempo para conquistar cada um deles.

3. Compreenda o seu perfil: antes de começar a investir, saber como fazer um planejamento de aposentadoria também envolve entender qual é o seu perfil de investidor. Há quem esteja disposto a arriscar mais para receber maiores retornos no futuro, assim como há pessoas que gostam de investimentos mais certos. Da mesma forma que funciona na compra de um carro, no qual para cada tipo de pessoa há uma opção ideal, os investimentos também têm um público específico para cada aplicação.

4. Invista a longo prazo: o planejamento da aposentadoria implica em investir a longo prazo, a depender da sua idade e da idade que você deseja parar de trabalhar. Se você tem hoje 30 anos e quer se aposentar aos 60, tem 30 anos para investir. Crie, assim, uma aplicação que tenha baixa liquidez, o que significa que você não pode retirar o dinheiro a qualquer momento, apenas no prazo de vencimento da aplicação. E, baixo risco: afinal, você não quer perder esse dinheiro ao longo do tempo, certo?

“E, lembre-se: independentemente do seu objetivo para os próximos anos, poupar recursos é fundamental para ter uma aposentadoria tranquila, realizar um sonho ou garantir um futuro mais confortável para a família”, orienta Danielle Buzzi.

Saiba mais sobre a Únilos

Com 25 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito da Grande Florianópolis possui mais de R$ 200 milhões em ativos e oito unidades de atendimento, nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. Além de soluções financeiras, a Únilos está ativa na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Cooperativa faz parte do Sistema Ailos, com mais de 1,3 milhão de cooperados nos três estados do Sul do Brasil.