Brasil,

Dicas para colocar as finanças em dia ainda neste ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Coelho
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Dora Ramos

É muito comum entrar numa bola de neve na tentativa de cobrir gastos extras, especialmente pelo caos econômico que o mundo tem passado. Com a alta da inflação, a frase que mais ouvimos nos últimos meses é “nossa, está tudo tão caro!”. Ir ao mercado tornou-se uma tortura para os nossos bolsos, com os preços subindo diariamente.

E, mesmo lutando para manter as contas em dia, muitos acabam entrando em dívidas. As contas não fecham, as pessoas se desesperam, e tudo isso reflete na nossa saúde física e mental. Mas, como evitar essa dor de cabeça? A resposta, para muitos, é mais simples do que parece: planejamento. Por vezes, deixamos a vida financeira de lado por descuido ou impaciência de colocar tudo no papel e visualizar os gastos. Não nos preparamos para os possíveis imprevistos e, quando eles chegam, não sabemos o que fazer, por onde começar.

O planejamento e a organização são as palavras-chave para conseguir escapar dessa situação. E algumas dicas básicas podem garantir uma vida financeira em ordem a muitas pessoas:

Dica 1: Monte uma lista ou planilha com seus custos mensais. Entender qual é o custo fixo que você tem por mês é primordial, seja de aluguel, contas de água e luz, despesas escolares, custo de alimentação, e até mesmo as assinaturas de TV, internet e streaming. Tendo os seus gastos mensais bem estabelecidos, você saberá exatamente quanto do salário está comprometido todo mês, bem como a receita gerada, evitando gastos excessivos.

Dica 2: Elenque metas e objetivos a cumprir em determinado período. Atingir metas e objetivos também nos geram custo e, diferentemente dos valores fixos, essas são despesas variáveis, mas tão importantes quanto. Quitar uma dívida, concluir uma obra ou reforma, iniciar um curso, trocar eletrodomésticos, fazer uma viagem… são valores que demandam planejamento, porque nesse período - mesmo que curto -, você terá um gasto a mais para dar conta. Portanto é válido estabelecer as prioridades e organizar-se para que nada saia do seu orçamento. Se preciso, realize uma meta por vez.

Dica 3: Construa uma reserva de emergência. Após determinar as despesas e receitas e estabelecer suas metas, organize-se para criar uma poupança e reservar um montante. É fundamental ter uma quantia guardada para os possíveis imprevistos - e acredite, eles sempre chegam. Desta forma, você não será pego de surpresa caso algo aconteça. Nesta dica, é fundamental entender o seu processo. Não precisa fazer aportes mensais super altos, comece com pouco, respeite o seu crescimento. O importante é ter disciplina e criar o hábito de fazer depósitos recorrentes.

Dica 4: Seja paciente e persistente. Desenvolver novos hábitos é uma tarefa difícil, pois é necessário abrir mão de costumes antigos, e isso demanda tempo e dedicação. Como tudo na vida, temos que construir do zero, subir degrau por degrau. Lembre-se de todas as vezes que você precisou iniciar algo novo, passou por todas as etapas com obstinação e o resultado foi renovador. Com a vida financeira não é diferente, a paciência é uma virtude e a disciplina é a maior aliada do tempo. Portanto, não desanime, seja consistente, persistente, organize-se com antecedência, use técnicas de estudo e seja flexível.

*Dora Ramos é consultora contábil com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar