SEGS Portal Nacional

Economia

Investimento em cannabis: os desafios no mercado financeiro brasileiro

  • Quarta, 17 Agosto 2022 10:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Ornelas
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Fabrizio Postiglione

O segmento da cannabis segue em pleno desenvolvimento. Os investimentos nas empresas nacionais com certeza contribuem para o mercado, pois são cruciais para a rápida evolução e, considerando esse desenvolvimento, precisamos de fundos de captação para nos tornarmos eficientes. Porém, como esses investimentos ainda não são regulamentados no Brasil, esses capitais são destinados para empresas internacionais, logo, o benefício é maior no exterior. O setor segue em uma crescente há seis anos, dobrando ano a ano. Em números, significa, em média, alta 124% desde 2016.

O mercado financeiro é um ambiente arriscado e todo investimento tem seu grau de instabilidade. Levando isso em consideração, a escolha do tipo de aplicação é crucial para alcançar o sucesso. O segmento de cannabis é muito novo, por isso as companhias presentes não possuem grandes históricos para podermos criar tendências a longo prazo. Entretanto, acredito que uma escolha bem feita consiste em uma empresa que tem planos sólidos e ações já bem executadas, além de prestar bastante atenção na liderança e board que estão por trás da empresa.

Em um mercado recente e em uma indústria que envolve grandes incertezas, é comum ter uma volatilidade bem elevada, ainda mais considerando a situação atual mundial, que engloba uma pandemia e uma guerra na Europa. Com isso, as taxas de juros e inflação aumentaram bastante em todo o mundo. Logo, atraem muitos investidores para a renda fixa e os distancia da renda variável convencional, e é nessa que vejo uma grande oportunidade para o venture capital.

Fundos são feitos de ações e a maioria são constituídos por empresas no exterior. Tenho expectativas de que, em breve, comecem a investir em empresas nacionais, porém, para que isso aconteça, as companhias brasileiras precisam abrir seu capital na bolsa de valores, conhecido como IPO. Como mencionado antes, a alta taxa de juros afasta os investidores da renda variável e os leva para renda fixa. Logo, para investir no segmento, eles precisarão se interessar em algo que tenha um potencial de ganho maior.

Em linhas gerais, o mercado de cannabis é promissor e, como todo investimento, tem o momento certo para investir, ou seja, analisar os riscos e oportunidades quanto ao cenário econômico do momento. Estima-se que o Brasil se tornará um dos maiores players globais do produto. Além da diversidade que o uso da cannabis oferece, temos uma grande população e a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), que já vem trabalhando para incorporar essa realidade em seu sistema.

Ao falar de cannabis no Brasil, o preconceito é predominante, o que pode prejudicar o mercado nacional, pois a desinformação faz com que grande parte da população não tenha conhecimento sobre os reais benefícios do medicamento para a saúde. Apesar disso, tenho uma perspectiva positiva em relação ao setor, que vem se expandindo e ainda nos encontramos no começo da curva de crescimento.

Fabrizio Postiglione é fundador e CEO da Remederi, farmacêutica brasileira que promove o acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal. O executivo estuda a planta há mais de 10 anos e ao longo de sua trajetória profissional, atuou em todo o processo para produção e comercialização de medicamentos a base de canabidiol.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Mar 06, 2026 Economia

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda…

Mar 05, 2026 Economia

Ano eleitoral pede planejamento financeiro rigoroso e…

Mar 04, 2026 Economia

Custos invisíveis de produção desafiam rentabilidade da…

Mar 03, 2026 Economia

Recuperação judicial é alternativa estratégica para o…

Mar 02, 2026 Economia

A Reforma Tributária e as negociações sindicais: como…

Fev 27, 2026 Economia

Malha fina: veja os erros mais comuns no Imposto de…

Fev 27, 2026 Economia

Pagamento por Pix no ponto de venda: praticidade no…

Fev 26, 2026 Economia

Tarifaço global entra em 2026, pressiona o comércio…

Fev 25, 2026 Economia

Queda de 1 ponto no juro do financiamento imobiliário…

Fev 24, 2026 Economia

Planejamento tributário inadequado aumenta riscos e…

Fev 23, 2026 Economia

Você sabe como fica a rotina do empreendedor com a…

Fev 20, 2026 Economia

Da teoria à prática: como a Reforma Tributária deve…

Fev 19, 2026 Economia

Mercado de financiamento de litígios chega a US$ 20…

Fev 18, 2026 Economia

Reforma Tributária muda regras do aluguel e aumenta…

Fev 13, 2026 Economia

Planejamento financeiro é estratégia indispensável para…

Fev 12, 2026 Economia

Movimentações via PIX: 5 cuidados práticos para não…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version