SEGS Portal Nacional

Economia

Endividamento recorde: Como prevenir e combater?

  • Sexta, 12 Agosto 2022 18:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Sollazzo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Especialista em estratégia de carreira comenta sobre a importância de uma carreira bem planejada para combater a inadimplência

Todos sabemos que a chegada da pandemia desestabilizou ainda mais as famílias e as carreiras profissionais de todos os segmentos, mas é importante dizer que muito já se falava sobre o endividamento e a inadimplência, pois os índices já eram alarmantes antes do COVID-19. Diante disso, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira vem alertar sobre o quão é importante cuidar da carreira para se ter uma estratégia segura e não cair no endividamento que gera desestabilização e prejudica até mesmo a vida profissional.

Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em julho, 29% das famílias tinham algum tipo de conta ou dívida em atraso, esse foi o maior patamar de inadimplência desde 2010. Já o número de famílias endividadas subiu para 78%, um aumento de 0,7 ponto porcentual ante junho e em relação a julho do ano passado, teve um crescimento de 6,6 pontos porcentuais.

“É alarmante ver como os números de famílias endividadas vem aumentando mais e mais, e esse fato merece uma boa reflexão: Quais são os motivadores desse comportamento e o que podemos fazer para prevenir e também combater esse recorde? Todos estamos vivendo um momento difícil com o aumento da inflação e juros, por isso é importante cuidar das fontes de renda, o que para maioria dos brasileiros, é seu trabalho”, alerta, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

De acordo com Rebeca, um dos preditores de bem-estar é uma carreira planejada e alinhada com o propósito e essa é uma boa forma de combater o endividamento, pois quando se garante a empregabilidade, consegue manter o emprego e promover um crescimento profissional e assim manter ou ampliar o poder de compra. Quando uma pessoa perde o emprego, tem sua principal fonte de renda comprometida, mas suas responsabilidades financeiras não cessam e como consequência temos o crescimento do endividamento e inadimplência das famílias.

Cuidar da carreira: Como fazer?

O cuidar da carreira significa ficar atento às tendências do mercado de trabalho e fazer os aprimoramentos que garantam a empregabilidade e crescimento profissional. Fazer uma reserva de emergência, lembrando que a possibilidade de uma demissão faz parte do jogo.

Vale lembrar que a principal fonte de renda dos trabalhadores é o salário, e o nível de poupança do brasileiro é muito baixo, portanto, quando a pessoa perde o emprego acaba tendo as próximas contas comprometidas.

“Não existe o hábito de poupança, muito menos o de reserva financeira, mas existe cada vez mais o risco maior de se perder o emprego. E com a precarização do trabalho, cada vez menos pessoas podem contar com a segurança das leis trabalhistas”, finaliza Rebeca.

Segundo Toyama, são 3 pontos que os brasileiros precisam se atentar para cuidar da carreira: planejar a carreira, estar atento às tendências e potencializar suas competências. Assim estes profissionais serão mais bem valorizados e o salário irá acompanhar o cenário inflacionário, ficando distante das estatísticas de inadimplência e endividamento, fruto do descontrole financeiro.

Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, trouxe as 5 principais dicas para cuidar da carreira e fugir do endividamento e inadimplência:

- Planeje o fortalecimento e crescimento de sua carreira;
- Fique atento às tendências do mercado de trabalho;
- Invista em seu aprimoramento profissional e garanta sua empregabilidade;
- Faça uma reserva de emergência para não se endividar com imprevistos;
- Busque ampliar suas fontes de receitas respeitando sua qualidade de vida.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é fundadora da ACI, signatária do Pacto Global da ONU. Doutoranda e mestre em Psicologia Clínica e Administradora. Especialista em educação corporativa, carreira e bem-estar financeiro. Atua há 20 anos como palestrante, mentora e coach. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT, da Galícia, da Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia. Colaboradora do livro Tratado de Psicologia Transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version