Brasil,

Endividamento recorde: Como prevenir e combater?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Sollazzo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Endividamento recorde: Como prevenir e combater?

Especialista em estratégia de carreira comenta sobre a importância de uma carreira bem planejada para combater a inadimplência

Todos sabemos que a chegada da pandemia desestabilizou ainda mais as famílias e as carreiras profissionais de todos os segmentos, mas é importante dizer que muito já se falava sobre o endividamento e a inadimplência, pois os índices já eram alarmantes antes do COVID-19. Diante disso, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira vem alertar sobre o quão é importante cuidar da carreira para se ter uma estratégia segura e não cair no endividamento que gera desestabilização e prejudica até mesmo a vida profissional.

Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em julho, 29% das famílias tinham algum tipo de conta ou dívida em atraso, esse foi o maior patamar de inadimplência desde 2010. Já o número de famílias endividadas subiu para 78%, um aumento de 0,7 ponto porcentual ante junho e em relação a julho do ano passado, teve um crescimento de 6,6 pontos porcentuais.

“É alarmante ver como os números de famílias endividadas vem aumentando mais e mais, e esse fato merece uma boa reflexão: Quais são os motivadores desse comportamento e o que podemos fazer para prevenir e também combater esse recorde? Todos estamos vivendo um momento difícil com o aumento da inflação e juros, por isso é importante cuidar das fontes de renda, o que para maioria dos brasileiros, é seu trabalho”, alerta, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

De acordo com Rebeca, um dos preditores de bem-estar é uma carreira planejada e alinhada com o propósito e essa é uma boa forma de combater o endividamento, pois quando se garante a empregabilidade, consegue manter o emprego e promover um crescimento profissional e assim manter ou ampliar o poder de compra. Quando uma pessoa perde o emprego, tem sua principal fonte de renda comprometida, mas suas responsabilidades financeiras não cessam e como consequência temos o crescimento do endividamento e inadimplência das famílias.

Cuidar da carreira: Como fazer?

O cuidar da carreira significa ficar atento às tendências do mercado de trabalho e fazer os aprimoramentos que garantam a empregabilidade e crescimento profissional. Fazer uma reserva de emergência, lembrando que a possibilidade de uma demissão faz parte do jogo.

Vale lembrar que a principal fonte de renda dos trabalhadores é o salário, e o nível de poupança do brasileiro é muito baixo, portanto, quando a pessoa perde o emprego acaba tendo as próximas contas comprometidas.

“Não existe o hábito de poupança, muito menos o de reserva financeira, mas existe cada vez mais o risco maior de se perder o emprego. E com a precarização do trabalho, cada vez menos pessoas podem contar com a segurança das leis trabalhistas”, finaliza Rebeca.

Segundo Toyama, são 3 pontos que os brasileiros precisam se atentar para cuidar da carreira: planejar a carreira, estar atento às tendências e potencializar suas competências. Assim estes profissionais serão mais bem valorizados e o salário irá acompanhar o cenário inflacionário, ficando distante das estatísticas de inadimplência e endividamento, fruto do descontrole financeiro.

Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, trouxe as 5 principais dicas para cuidar da carreira e fugir do endividamento e inadimplência:

- Planeje o fortalecimento e crescimento de sua carreira;
- Fique atento às tendências do mercado de trabalho;
- Invista em seu aprimoramento profissional e garanta sua empregabilidade;
- Faça uma reserva de emergência para não se endividar com imprevistos;
- Busque ampliar suas fontes de receitas respeitando sua qualidade de vida.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é fundadora da ACI, signatária do Pacto Global da ONU. Doutoranda e mestre em Psicologia Clínica e Administradora. Especialista em educação corporativa, carreira e bem-estar financeiro. Atua há 20 anos como palestrante, mentora e coach. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT, da Galícia, da Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia. Colaboradora do livro Tratado de Psicologia Transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar