Brasil,

Como evitar o desperdício de energia durante o inverno?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Crédito da imagem: Shutterstock Crédito da imagem: Shutterstock

Por Valdo Marques

Apesar de os dias ensolarados virem acompanhados de temperaturas mais altas que o normal para esta época do ano, as noites frias não nos deixam esquecer de que estamos no inverno. Com o tempo frio, os banhos tendem a ser mais longos e quentes e o uso de eletrodomésticos, como secador de cabelo e aquecedor, tornam-se indispensáveis.

No entanto, é necessário levar em consideração o atual momento socioeconômico do país, que enfrenta uma inflação desenfreada e não se priva de atingir os bolsos da população. Somado a isso, ainda contamos com os efeitos da crise hídrica de 2021, que, apesar de ter sido superficialmente controlada, deixou marcas que perdurarão por um longo tempo. Um exemplo são os inúmeros aumentos recentes na conta de luz.

Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um aumento de 12% em média no Estado de São Paulo, sendo 18,03% para o consumo de alta tensão, correspondentes a indústrias e grandes comércios, e 10,15% para baixa tensão, que são basicamente os clientes residenciais, que fazem um uso comum.

Diante do período de extrema exceção que estamos vivendo, falar em reduzir gastos com o consumo de energia é mais do que necessário, e os consumidores precisarão redobrar a atenção, planejar o consumo e rever hábitos individuais e coletivos do dia a dia. Seguindo tal linha de raciocínio, é possível aproveitar as temperaturas mais quentes do inverno atual em favor do nosso bolso.

Entre os vilões do consumo de energia no inverno estão itens domésticos como aquecedor, secador de cabelo e chuveiro, este último, além da energia elétrica, envolve o consumo de água. Para estes equipamentos, a orientação é diminuir o tempo de uso e manter a função “modo econômico”.

No caso do chuveiro, o clima mais ameno permite maior controle da temperatura (nem frio nem calor excessivos). Além disso, a atenção aos horários também é importante. Dessa forma, é necessário evitar tomar banho no início da manhã ou após as 22h, quando as temperaturas estão mais baixas e exigirão trabalho redobrado da potência do chuveiro.

Outra forma de economizar é evitando a utilização durante os horários de pico, entre 17h30 e 20h30. Assim, as companhias de energia elétrica não ficam sobrecarregadas com o fornecimento para todas as regiões.

Por fim, é necessário se atentar ao tempo embaixo d’água: apesar do conforto de um longo banho, o ideal é que não seja ultrapassado o período de 8 minutos. Monitorar o tempo do banho das crianças também é importante, ainda mais durante as férias, quando eles costumam ser mais frequentes. A distração com brincadeiras promove o desperdício e ficar muito tempo embaixo do chuveiro sobrecarrega o aparelho, além de desperdiçar água e energia elétrica. Uma outra dica é impedir a sobrecarga da tomada com vários aparelhos, manter as instalações elétricas revisadas, adquirir equipamentos com selo de escala de consumo e desligar os produtos sem uso do interruptor.

Com o crescimento da demanda por equipamentos que tragam eficiência, segurança e, principalmente, despesas menores, a STEMAC, maior especialista na fabricação e comercialização de grupos geradores, tem ampliado seu leque de serviços, oferecendo soluções customizadas para os mais diversos segmentos do mercado, abrangendo diferentes níveis de necessidades, oferecendo produtos mais versáteis e garantindo maior eficácia na relação custo-benefício aos seus clientes.

Mas é importante que as pessoas adotem um comportamento consciente e assumam o compromisso diário de evitar o desperdício de energia, contribuindo para preservar água nos reservatórios e reduzindo a geração termoelétrica. Só assim poderemos diminuir o custo total da produção de energia e, consequentemente, ajudar a mitigar os impactos ambientais.

Valdo Marques é Vice-Presidente Executivo da STEMAC, empresa que oferece soluções em Grupos Geradores comercial, empresarial e industrial


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar