Brasil,

Comércio exterior de serviços: por que investir em conformidade evitará descontrole e perda de capital?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Negri
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

por Fernanda Okada e Thales de Lima*

Com o fim da regulamentação para as atividades de importação e exportação de serviços, as empresas podem ter a impressão de que houve uma desburocratização do processo. Mas como as organizações estão encarando a falta de gestão nestes processos? A pergunta ocorre num momento em que o volume de importação e exportação de serviços cresceu exponencialmente, principalmente em alguns setores, como o de tecnologia, que eliminou as barreiras territoriais na busca por profissionais que atendessem à crescente demanda por desenvolvimentos na área de TI.

Sem as melhores práticas para o controle desse processo e sem uma padronização com rastreabilidade, as empresas acabam ficando livres para gerirem suas rotinas adotando controles individuais – quando adotam. Num curto prazo, o problema parece não afetar as empresas, afinal de contas, tudo que exige a aplicação de práticas baseadas em conformidades e códigos de conduta exigem tempo e, consequentemente, investimentos.

Mas, quando avaliamos no longo prazo, uma das implicações envolve possíveis sonegações, até involuntariamente, levando as empresas a serem autuadas sem mesmo saberem o porquê. Estudando este cenário, o custo desse descontrole pode ser maior do que a economia obtida por não haver nenhuma exigência de controle e nem a criação de processos para essa atividade.

Empresas usuárias de softwares de gestão integrada, como o SAP, demandam soluções e serviços dessa natureza a fim de suprir necessidades nos seus processos de importação e exportação de serviços. Para cada tipo de serviço comprado ou vendido, há uma determinação de impostos a serem recolhidos. Porém, dada à natureza intangível dos serviços, bem como a falta de regulamentação, ocorrem erros ou mesmo a falta de conduta ética. É uma verdadeira torneira aberta, que momentaneamente parece um alívio não precisar reportar nada ao governo e tampouco aplicar controles, porém a falta de melhores práticas nem sempre é o caminho mais vantajoso do ponto de vista financeiro.

Hoje, o processo mercantil conta com o controle do governo por meio de documentos mais simplificados, como o DU-E (Declaração Única de Exportação) e a Duimp (Declaração Única de Importação). Ou seja, a entrada e a saída de mercadorias seguem regras e estão em conformidade.

No caso dos serviços, cabe às empresas buscarem recursos para a implementação de uma estratégia que mantenham suas transações de compra e venda em conformidade. A proposta é centralizar num único sistema a gestão, do macro ao micro processo, iniciativa que dará visibilidade para que o gestor tenha poder na tomada de decisão, controle, segurança financeira, além de evitar autuações desnecessárias.

*Fernanda Okada e Thales de Lima são, respectivamente, head de soluções Comex e gerente de desenvolvimento e sustentação Comex da SONDA, maior integradora e líder em serviços de transformação digital na região.

Sobre a SONDA:

A SONDA é maior integradora e líder em serviços de transformação digital na região, com faturamento de US$ 1.062 bilhão em 2021 e mais de 13 mil colaboradores, com presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Peru e Uruguai.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar