SEGS Portal Nacional

Economia

Mudança de cenário empurra incorporadoras para mercado de locação

  • Segunda, 01 Agosto 2022 18:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Penteado
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

UBlink - divulgação

Com novas necessidades dos consumidores e ambiente mais desafiador para a venda de imóveis, há empresas incluindo o aluguel em sua atuação

A demanda por locação residencial tem crescido, no mercado paulistano, estimulada pela busca de mais mobilidade e pelo aumento dos juros do financiamento habitacional. Por muito tempo associado à ideia de moradia provisória, o aluguel vem ganhando espaço como opção de parte das pessoas das classes média e alta que preferem facilidade à posse de uma casa ou um apartamento, ou que consideram mais prudente investir seus recursos em renda fixa e escolher onde viver conforme o momento da vida em que se encontram.

Diante da mudança do comportamento de uma parcela dos consumidores e do cenário macroeconômico mais desafiador para a venda de imóveis, há incorporadoras ampliando suas atividades para o segmento de locação. Muitas pessoas passaram a considerar o aluguel como uma forma de viver mais livre.

No Brasil, o negócio de multifamily – empreendimentos com várias propriedades para aluguel pertencentes a uma empresa ou investidor – ainda é incipiente, mas em mercados desenvolvidos, como os Estados Unidos, o modelo movimenta grandes números e faz parte da realidade há bastante tempo.

“A maior companhia com atuação no segmento, nos Estados Unidos, registrou a produção de quase 28 mil unidades no período de 2018 a 2021. No fim de junho do ano passado, essa mesma empresa tinha 20.747 unidades em produção. Em São Paulo, estamos presenciando incorporadoras focadas em construir imóveis com a finalidade de locação. Neste momento, visualizamos grande movimentação e excelentes oportunidades de negócios na locação de imóveis”, declara Rogério Santos, um dos fundadores da proptech UBlink.

Levantamento do Secovi-SP aponta que, na capital paulista, houve aumento de 1,8% do valor médio de locação residencial nos 12 meses encerrados em abril. Considerando-se os valores de locação de quatro capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre –, o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), acumula alta de 8,83%, nos 12 meses até maio. A variação é inferior aos 11,73% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – principal indicador de inflação do país – do mesmo período.

Se pessoas recém-separadas ainda se destacam entre os principais interessados em morar de aluguel, outros perfis passaram a ter mais presença a partir da pandemia. É o caso de quem se mudou com a família para o interior ou litoral do Estado de São Paulo e ainda não decidiu se vai voltar a viver na capital paulista. O número de reformas de residências cresceu, também resultando em mais demanda. Há ainda empreendedores que passam parte da semana em São Paulo.

O lado financeiro também pesa na tomada de decisão das pessoas. Nem todo mundo vai fazer o investimento na compra de um imóvel, especialmente pela alta taxa de juros, optando, portanto, pela locação. A procura por locação também tende a crescer, pois a instabilidade do cenário resulta em mais demora na tomada da decisão de compra.

Sobre a UBlink

A UBlink é uma startup que recria a experiência de compra e locação para clientes, proprietários de imóveis e corretores, por meio de tecnologia IBM, modelo de negócios desenvolvido pela KPMG, sistema de segurança da Truora e suporte legal do escritório Mattos Filho. Seu ecossistema torna mais simples, rápido e seguro a negociação de imóveis para compra e aluguel, inovando em relação ao que proptechs conhecidas e empresas tradicionais de corretagem oferecem. Atualmente, acumula um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 2 bilhões, com mais de 2.000 imóveis em carteira, e com a expectativa de chegar a mais de R$ 6 bilhões até o fim de 2022.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version