Brasil,

Crédito livre é opção criativa para retenção de talentos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Benefício criado pela Otimiza dá liberdade ao funcionário e pode ser usado em políticas e estratégias motivacionais

A adoção de programas de benefícios para atrair e reter talentos é uma estratégia bastante usada no mercado há anos. Mas, atualmente, com a implantação dos modelos de trabalho híbrido e remoto em boa parte das empresas, oferecer proventos tradicionais pode não ser suficiente para atender as necessidades dos empregados. Com foco nesta questão, a Otimiza incluiu em seu cartão de benefícios flexíveis o “crédito livre", opção que possibilita ao colaborador distribuir o recurso da forma que for mais conveniente ou mesmo sacar o valor em um caixa 24h.

O crédito livre dá ao empregador a liberdade de definir quando e quanto vai destinar de recursos para o benefício. “Pode ser mensal ou esporádico, para todos os colaboradores ou apenas para times específicos. Mais do que dinheiro é uma ferramenta motivacional. Por exemplo, o gestor estabelece uma meta de produtividade e quem atingi-la receberá uma certa quantia na forma de crédito livre por meio do cartão Otimiza”, explica o CEO da Otimiza, Anderson Belem.

Pesquisas mostram que 53% dos colaboradores das empresas consideram a remuneração e os benefícios como os fatores mais importantes para permanecerem no emprego. O problema é que, além da concorrência – outras empresas também adotam essa estratégia – os gestores, principalmente aqueles ligados ao RH e responsáveis por políticas na área, sofrem para encontrar produtos diferenciados no mercado.

Entre as empresas que mais sofrem para atrair e reter talentos estão as de tecnologia. O rápido processo de digitalização pelo qual a sociedade foi submetida demandou e demanda mais e mais profissionais da área de TI. Se não bastasse, as empresas nacionais têm sofrido a concorrência de empresas estrangeiras que pagam em dólar para terem bons analistas de sistemas, programadores etc, sem que eles necessitem sair de casa, pois é possível para trabalhar remotamente.

“Um vale refeição não é interessante para quem trabalha em home office e almoça em casa, assim como um vale transporte não tem importância para quem não pega ônibus, trem ou metrô. Benefícios flexíveis como o crédito livre são soluções criativas a favor das empresas”.

Além do crédito livre, o Cartão Otimiza Flexível Mastercard foi desenvolvido para agregar e facilitar a gestão de mais de dez benefícios em uma única plataforma. O empregador pode escolher o que vai oferecer aos empregados como vale alimentação, refeição, cultura, saúde e lazer, mobilidade (combustível,Uber, Bike, etc), educação, home office e Vale Transporte, que são os créditos para utilização exclusiva no transporte público coletivo urbano em dias de efetivo trabalho para o qual o empregador é obrigado a descontar 6% do salário do colaborador em razão do fornecimento destes créditos. Neste caso, a Otimiza recepciona os créditos no app e cartão, permitindo o direcionamento para as centenas de diferentes tipos de cartões de vale transporte em todo o Brasil.

Por carregar a bandeira Mastercard, ele também pode ser usado para compras em mais de 4 milhões de estabelecimentos comerciais no Brasil.

Outra vantagem dos benefícios é que eles agregam valor à remuneração das pessoas. Considerando que o emprego formal gera custos adicionais ao salário nominal, as empresas ficam amarradas, sem poder aumentar muito o valor pago aos empregados porque isso também faz crescer os encargos trabalhistas. Outro ponto importante, é que a oferta de benefícios deve sempre seguir as leis existentes e os acordos coletivos firmados com os sindicatos, e a solução da Otimiza cumpre essa exigência.

“As categorias oferecidas no Cartão Otimiza Benefícios são consideradas benefícios, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Assim, os valores concedidos pela empresa a seus empregados, por meio do Cartão Otimiza, não são considerados salário e, portanto, não estão sujeitos a encargos trabalhistas e previdenciários. É importante que o empregador atente-se em cumprir não só a CLT, como também eventuais regras sindicais aplicáveis a ela. Há Convenções Coletivas de Trabalho que determinam valores mínimos para diferentes categorias de benefícios”, conclui Belem.

Sobre a Otimiza Benefícios

A Otimiza é uma fintech especializada em benefícios corporativos adaptados às necessidades do trabalho híbrido. A empresa conta com 25 mil vidas em sua Plataforma para RHs, App e Cartão Master para Colaboradores e no final de 2021 captou R$ 1,2 milhão através da plataforma de Equity Crowdfunding da EFund Investimentos. Os novos recursos serão utilizados principalmente para a expansão de novos produtos como o Vale Transporte isento de taxas adicionais em São Paulo, Benefício Flexível Otimiza (modelo que permite ao trabalhador receber todos os benefícios em um único cartão de benefícios) e o vale-happy hour, Drink-ID, aplicativo e cartão Master que unem bares, barzinhos, quiosques, casas noturnas e shows aos colaboradores das melhores empresas do Brasil. A expectativa é atingir um montante de 60 mil usuários nos próximos meses. Para obter mais informações acesse: https://otimiza.pro


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar