Comerciantes estrangeiros expandem vendas para o Brasil com ajuda de startup curitibana de pagamentos instantâneos
Cross border já representa 21% do e-commerce no Brasil; brasileiros gastaram mais de R$ 22 bilhões em e-commerces internacionais
Um estudo recente da NielsenIQ Ebit em parceria com Bank of America (BofA), revelou que o valor bruto dos produtos comprados por brasileiros em e-commerces internacionais foi cerca de R$ 22,7 bilhões, o que representa 21% do total de vendas no comércio eletrônico. Os dados mostram ainda que 68% dos shoppers realizaram compras em sites estrangeiros no ano passado, evidenciando o crescimento no número de transações cross border - modalidade de negócio baseada na compra e venda de produtos de diferentes países.
De acordo com Fernanda Zago, pioneira em meios de pagamentos cross-border para o Brasil e CEO da WePayOut, fintech especializada no processamento de altos volumes de pagamentos no mercado brasileiro e internacional, é preciso considerar todas as particularidades do mercado em interesse e investir em uma operação robusta para o negócio funcionar. “Para operar no Brasil, um mercado tão grande e complexo, há cinco fatores-chave que constroem essa proposta de valor: qualidade, eficiência, transparência, escalabilidade e segurança”, explica.
Já para empresas internacionais, um dos principais entraves ao ingressar neste mercado é a falta de clareza das taxas e custos envolvidos no processo. “Quando uma empresa decide investir no modelo cross border, precisa escolher um parceiro de pagamentos com muita expertise para garantir uma operação sustentável, simples e rentável”, comenta.
O último relatório da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito) mostra que os gastos de brasileiros no exterior via e-commerce, foram de R$18,6 bi em 2021, um crescimento de 10,6% em relação ao ano anterior. Já os gastos de estrangeiros no Brasil foram de R$13,3 bi, um crescimento de 25,7%. Os dados reforçam o crescimento das operações de empresas brasileiras para clientes que vivem em outros países, assim como o crescimento de empresas estrangeiras que vendem para brasileiros. “A necessidade de ter uma estrutura de pagamentos cross border é um caminho sem volta para quem quer expandir seus negócios”, explica Fernanda.
A WePayOut já incorporou o Pix como mais uma opção à sua carteira de soluções cross border, meio de pagamento utilizado por 71% da população brasileira, que registrou 430 milhões de chaves registradas, segundo o Banco Central. Em janeiro deste ano, o Pix contabilizou mais de R$ 1 bilhão de transações e se tornou o segundo meio de pagamento predileto dos brasileiros, atrás apenas do dinheiro em espécie, batendo recorde histórico de transações, com o movimento de R$73 milhões em apenas um dia, segundo Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae.
Fernanda explica ainda que, ao somar o potencial dos pagamentos cross border com a revolução do Pix, os comerciantes têm uma oportunidade maior de alavancar suas vendas para o Brasil com uma solução cross border de pagamentos em tempo real, conseguindo a mesma experiência como se tivessem uma entidade legal no país. “A WePayOut é uma empresa que tem a inovação em seu DNA, e o Pix é uma das maiores evoluções dos meios de pagamento dos últimos anos. O mundo mudou e nós estamos acompanhando essas mudanças para oferecer aos nossos clientes, as soluções mais completas e rentáveis do mercado”, finaliza.
Sobre a WePayOut: A WePayOut é uma fintech de pagamentos instantâneos e cross-border especializada em processamentos de altos volumes. A empresa atua no mercado brasileiro e internacional desde 2019, facilitando os processos de compras, pagamentos e cobranças em nome de terceiros e otimizando a complexidade dessas transações de forma transparente, segura e rastreável.
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