Brasil,

Avanço tecnológico: ameaça ou oportunidade para profissionais da área financeira?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cleide Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Por Cesar Moro, CTO do Accountfy

Uma recente pesquisa da PwC, com a participação de mais de 52 mil pessoas de 44 países, inclusive do Brasil, revelou que 30% dos entrevistados enxergam o avanço tecnológico como uma ameaça existencial. A grande preocupação é a possibilidade de suas funções serem substituídas pela tecnologia nos próximos três anos.

Além disso, 39% afirmam ter receio de não receber treinamento suficiente em habilidades digitais por parte de seus empregadores. Entre a geração Z, a proporção é ainda maior.

Dados do mesmo estudo mostram que as empresas estão investindo em seus profissionais por meio da qualificação e aumento de salários. Entretanto, apenas 40% dos respondentes afirmam terem recebido esses investimentos.

Na área financeira, um dos fatores que reforçam o temor de que as funções sejam substituídas pela tecnologia é a perspectiva de diminuição da força de trabalho. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020, até 2025, 43,2% das empresas pretendem diminuir as equipes atuais por conta da automatização.

Além disso, até 2025, estima-se que 85 milhões de empregos poderão sofrer os impactos da divisão do trabalho entre humanos e máquinas em todo o mundo, incluindo o Brasil. Atividades redundantes diminuirão de 15,4% para 9% da mão de obra.

Entre as funções da área financeira citadas no relatório como “redundantes” e que estão sendo deslocadas pelo avanço tecnológico estão: escriturários de contabilidade e folha de pagamento, secretários, contadores e auditores.

Entretanto, as tendências sugerem que, diferentemente de substituídas, as atividades tradicionais exigirão novas habilidades de seus profissionais, mostrando um cenário de mudanças para que o mercado de trabalhadores se adapte às novas demandas.

À medida que mais sistemas computacionais são usados no nosso dia a dia, cresce a demanda por trabalho especializado, mudando de atividades operacionais para aquelas mais tecnológicas e que exigem proficiência no uso de programas e aplicativos. O profissional que se capacita com tais habilidades encontra um mercado repleto de posições a serem preenchidas.

Segundo o levantamento Fórum Econômico Mundial, mais de 97 milhões de vagas poderão surgir, e profissões emergentes crescerão de 7,8% para 13,5%. Entre elas, estarão em alta: especialistas em IA e machine learning, em automação de processos, power BI, gestão de riscos e transformação digital, conselheiros estratégicos, analistas de dados e segurança da informação.

Essa transformação torna-se um facilitador para que profissionais se capacitem em ferramentas especializadas nas suas áreas de trabalho e, assim, se tornem profissionais mais produtivos, pois sistemas computacionais já fazem parte das suas rotinas de uma forma ou outra. Dito isso, fica claro que a visão de que sistemas computacionais diminuiu a demanda por trabalho está equivocada.

No caso do profissional financeiro, será preciso estreitar as relações com as tecnologias que estão se inserindo em seu meio e capacitar-se para operá-las. Softwares de gestão financeira podem, por exemplo, otimizar processos, liberando mais tempo para que os colaboradores se dediquem à maximização de resultados. Não há outro caminho, portanto, a não ser entrar na estrada das inovações, e quem não fizer isso certamente ficará para trás.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar