Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novas regras para Fintechs movimentam mercado de Advogados e Contadores

O especialista em Direito Financeiro, André Jerusalmy, do Mazzucco & Mello Advogados, acredita que o maior esforço será adequar e manter os clientes de acordo com a nova regulação

Com potencial para introduzir inovações no mercado financeiro por meio do uso intensivo de tecnologia, as Fintechs e as Instituições de Pagamento terão que cumprir com algumas das mesmas regras do Banco Central do Brasil, que atualmente são aplicáveis aos bancos tradicionais, particularmente na prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes financeiras e também regras prudenciais de limites de capital.

De acordo com as Resoluções nº 197, 198, 199, 200, 201 e 202 do BCB, publicadas em 11 de março de 2022, as novas normas entrarão em vigor só em janeiro de 2023 e passarão a cumprir com as regras prudenciais aplicáveis às instituições financeiras e serão divididas em três tipos de conglomerados prudenciais:

- Das controladas por instituições financeiras (tipo 1);

- Das controladas por instituição de pagamento e não integradas a uma instituição financeira (tipo 2);

- Das controladas por instituição de pagamento e integradas a uma instituição financeira (tipo 3).

O especialista em Direito Financeiro do Mazzucco & Mello Advogados, André Jerusalmy, diz que uma vez que novas normas deverão ser publicadas para regular o tema, é difícil prever qual será o impacto de tal regulação para as fintechs. Entretanto, é razoável prever que regras mais severas impactem a estrutura das fintechs menos robustas, pois são elas que possuem menos recursos para cumprir com tais regras.

"Assim, recursos que antes seriam direcionados a investimentos em processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Marketing (essenciais para a inovação) serão direcionados para outras áreas. Ainda, tendo em vista o aumento na carga regulatória que as fintechs deverão cumprir, advogados e contadores terão um aumento na demanda por serviços que visem adequar e manter os clientes de acordo com a nova regulação", salienta Jerusalmy.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo