SEGS Portal Nacional

Economia

Varejo de moda comemora o frio prolongado que impulsiona as vendas

  • Sexta, 24 Junho 2022 18:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jacqueline Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

As baixas temperaturas por períodos mais longos têm sido positivas para o comércio de roupas e artigos de inverno

As recorrentes frentes frias que atingem o país, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste, têm elevado o desempenho das vendas de vestuário e artigos de Inverno. É o que revela a enquete da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa mais de 110 marcas do varejo de moda do país.

Enquanto nos últimos anos as varejistas anteciparam as liquidações da coleção de Outono/Inverno ainda em maio, para melhor gestão do estoque, este ano será diferente diante da demanda aquecida.

Segundo Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, “a alta nas vendas registrada em abril, se mantém com as baixas temperaturas e em combinação com as datas comemorativas, o que fez com que os presentes do Dia das Mães e do Dia dos Namorados privilegiassem os itens de inverno”, destaca.

Na enquete feita pela ABVTEX, as vendas de maio/22 em relação ao mês anterior (abril/22) foram superiores para 94% das redes de varejo consultadas. No comparativo com o mesmo período do ano passado (maio/21), 100% das marcas apontaram desempenho melhor.

O fato de que os dias mais frios coincidiram com datas comemorativas importantes, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, evidencia o resultado da enquete junto aos varejistas de moda em que 94% confirmam o desempenho melhor das vendas no Dia dos Namorados, tanto na comparação com a mesma data em 2021, quanto em 2019 (o ano de 2020 não é base comparativa devido ao fechamento do comércio por conta da pandemia).

Lima sinaliza que houve crescimento no 1º trimestre do ano e que o fechamento das vendas do 1º semestre deve ser positivo para o setor. “Neste sentido, o varejo espera manter este desempenho no segundo semestre mesmo diante de pontos de atenção, como os impactos de abastecimento na cadeia produtiva devido aos custos logísticos e de matéria-prima, a inflação e aumento da taxa de juros.”

Ele aponta ainda outra variável do 2º semestre: “temos a Copa do Mundo ocorrendo no fim do ano, cujos dias de jogos - em que há circulação reduzida de pessoas - se mesclam com um período importante para o varejo, que é a Black Friday”.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, acessórios de moda, além de artigos têxteis para o lar. O propósito da ABVTEX é de promover a sustentabilidade da moda, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Abr 23, 2026 Economia

Geração Z lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Abr 22, 2026 Economia

Investimentos no exterior exigem atenção redobrada na…

Abr 17, 2026 Economia

Erro na declaração de imóveis no Imposto de Renda pode…

Abr 15, 2026 Economia

Importação antecipada redefine estratégia do varejo…

Abr 15, 2026 Economia

Stablecoins e empresas: uma love story

Abr 14, 2026 Economia

Dívida das famílias atinge 49,7% da renda e limita…

Abr 13, 2026 Economia

Novas regras devem simplificar a regularização de…

Abr 10, 2026 Economia

CVM acolhe pedido da OnilX para definir que efeitos de…

Abr 09, 2026 Economia

IR 2026 já está em andamento: por que empresários no…

Abr 08, 2026 Economia

O que explica a alta da Bolsa mesmo com a guerra?

Abr 07, 2026 Economia

Faturamento alto e lucro baixo expõe falhas na gestão…

Abr 06, 2026 Economia

Homens devem 30% a mais que as mulheres , mostra índice

Abr 02, 2026 Economia

Compra do primeiro imóvel deve movimentar R$ 375…

Abr 01, 2026 Economia

Valorização de 6,52% em 2025, preço dos imóveis no…

Mar 31, 2026 Economia

Crédito com garantia de imóvel avança e atrai novos…

Mar 30, 2026 Economia

Investimentos em IA sobem 61% no setor financeiro e…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version