SEGS Portal Nacional

Economia

Santander substituirá cartões de plástico por modelos ecoeficientes

  • Quarta, 15 Junho 2022 12:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yan Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Eco Cards permitem redução de 85% nos resíduos de plástico no meio ambiente e de 37% da emissão de gases do efeito estufa. Após o vencimento, cartões poderão ser reciclados

O Santander anuncia que, a partir deste mês, os cartões de plástico SX e Elite serão substituídos por modelos ecológicos e reciclados. A novidade é válida para novos clientes e para aqueles que pedirem reemissão do produto. O SX e o Elite correspondem a 76% do total de cartões do Banco, taxa que revela o impacto potencial da iniciativa.

Os Eco Cards são produzidos com a tecnologia contactless, são compostos por material reciclado e preservam a mesma qualidade e durabilidade dos modelos convencionais. O design não sofreu mudanças e a única diferença é o selo de sustentabilidade no verso. Com a iniciativa, o Santander vai diminuir em 85% os resíduos de plástico no meio ambiente e 37% de emissão de gases do efeito estufa provenientes da fabricação dos cartões. Além disso, os Eco Cards também poderão ser reciclados após o fim da vida útil.

“O Santander tem o ESG como direcionador de suas estratégias de negócio, por isso, refletimos constantemente sobre nossa atuação a fim de torná-la cada vez mais eficiente e sustentável. A expectativa é que os cartões de todos os segmentos sejam feitos da nova tecnologia até 2024. Ao substituir 100% da base, considerando débito e crédito, o Banco reaproveitará quase 50 toneladas de resíduos plásticos”, conta Carolina Learth, líder de sustentabilidade do Santander Brasil.

O novo modelo de cartão é um dos projetos que fazem parte do compromisso global assumido pelo Santander de alcançar emissão líquida zero de carbono em todo o grupo até 2050, em alinhamento aos objetivos do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas.

Histórico ESG

Nos último três anos, o Banco substituiu o transporte de documentos físicos pela digitalização, implantando o malote digital. A iniciativa fez com que o consumo de papel caísse pela metade nos prédios administrativos e agências, além de evitar a emissão de CO2 com origem no transporte dos malotes físicos.

Para dar um novo propósito aos antigos malotes de lona, o Banco firmou parceria com a ONG Costurando Sonhos, da comunidade de Paraisópolis, onde as mais de 78 costureiras transformaram o material em lindas ecobags.

Desde 2019, o Santander também tem trabalhado para diminuir as suas emissões de gases do efeito estufa: já são 14% a menos. Em 2020, o Banco zerou o plástico de uso único nos prédios administrativos e agências e, até 2025, toda a energia elétrica consumida será proveniente de fontes renováveis. “Ir além das práticas internas e alcançar o cliente com produtos e serviços ESG é um passo importante para impulsionarmos a atitude individual, essencial na transformação para a nova economia, na magnitude e escala necessárias”, finaliza Learth.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 20, 2026 Economia

Da teoria à prática: como a Reforma Tributária deve…

Fev 19, 2026 Economia

Mercado de financiamento de litígios chega a US$ 20…

Fev 18, 2026 Economia

Reforma Tributária muda regras do aluguel e aumenta…

Fev 13, 2026 Economia

Planejamento financeiro é estratégia indispensável para…

Fev 12, 2026 Economia

Movimentações via PIX: 5 cuidados práticos para não…

Fev 11, 2026 Economia

Mesmo com Selic a 15%, financiamento imobiliário…

Fev 10, 2026 Economia

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil, em vigor a…

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version