Obtenção de crédito é caminho para empresas manterem equilíbrio financeiro
Empresário deve buscar opções de crédito de olho no crescimento sustentável do negócio, recomenda BS2
Estar atento ao dinheiro que entra e sai da empresa é uma das principais lições para quem deseja que seu negócio cresça e sobreviva em mercados cada vez mais competitivos. O capital de giro, que é aquele dinheiro usado para cumprir com compromissos financeiros e custos operacionais da companhia, merece atenção e funciona como termômetro para medir a saúde financeira da empresa.
Na teoria parece simples, mas segundo dados da Intuit, plataforma de tecnologia de gestão financeira, 60% das PMEs apresentam dificuldades em controlar as entradas e saídas de dinheiro de seus caixas.
Para Regina Sima, gerente de produtos de crédito do BS2, a atenção ao capital de giro deve estar no centro do negócio. “Independente do tamanho, as empresas precisam entender os números e processos da operação para cumprirem com seus compromissos financeiros de forma adequada e assertiva”, afirma.
Para isso, deve-se considerar os seguintes pontos: em quais situações se faz necessário buscar crédito para capital de giro, como o recurso será usado e o caminho para buscar informações para a tomada da melhor decisão.
Confira algumas dicas do BS2:
- Análise das contas: Acompanhar de perto a movimentação financeira do negócio deve fazer parte da rotina de todo empresário. Esse olhar amplo e analítico permite a identificação das necessidades antes que elas fujam ao controle. “Ao olhar para o dinheiro que vai entrar e sair da empresa, e perceber que as contas não vão fechar, o empresário deve avaliar todas as despesas, ver o que pode ser contido e, só então, buscar as opções de crédito disponíveis no mercado”, recomenda.
- Objetivos do crédito: Entender para que o valor será usado é outro ponto fundamental. O recurso deve ter um destino certo. Se a ideia é aumentar estoques, contratar pessoas ou quitar uma dívida em atraso ou com juros altos, o importante é usar o crédito de forma racional para que ele não se transforme em uma nova dívida.
- Pesquisa e busca por informações: Com todos os dados em mãos, o empresário deve fazer uma criteriosa pesquisa sobre as opções disponíveis no mercado e a que melhor atende a necessidade do negócio. “Há uma infinidade de ofertas, mas não é tudo que serve. Instituições focadas em empresas tendem a oferecer soluções com maior aderência, taxas mais competitivas e melhores prazos de pagamento. É importante listar todos os pontos antes da tomada de decisão e ouvir a opinião de um especialista”, acrescenta.
- Nova demanda, novo crédito: Atualmente, há ofertas de crédito direcionadas para as diferentes demandas das empresas, como antecipação de recebíveis e capital de giro para suprir as possíveis lacunas do fluxo de caixa. “É importante buscar soluções específicas para cada necessidade, fazendo sempre o mesmo exercício de comparar taxas e prazos. A obtenção de recursos deve levar em conta o momento do negócio”, finaliza a gerente de produtos de crédito do BS2.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>