Brasil,

Metade dos brasileiros já se esqueceu da senha 5 minutos depois de registrá-la, diz pesquisa C6 Bank/Ipec

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patricia Cançado
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

10% dos entrevistados admitiram usar a palavra senha na hora de cadastrar uma combinação em site ou aplicativo

Você já se esqueceu da senha que acabou de registrar em um site ou aplicativo? Pois saiba que não está sozinho. Segundo pesquisa C6 Bank/Ipec que ouviu 2.000 brasileiros das classes ABC com acesso à internet, quase metade (48%) já se esqueceu da senha cinco minutos depois de registrá-la.

Esse esquecimento talvez ajude a explicar a razão pela qual 33% dos entrevistados disseram que preferem usar códigos fáceis de decorar, mesmo sabendo que eles não são seguros. Para dar ideia da falta de segurança, 10% admitiram que usaram a palavra ‘senha’ na hora de salvar uma em site ou aplicativo.

“As combinações óbvias de senhas, como 1234 ou data de aniversário, são as primeiras a serem testadas por criminosos e justamente por isso devem ser evitadas”, diz José Luiz Santana, head de cibersegurança do C6 Bank. “Use uma senha diferente para cada site ou serviço e evite reutilizar as mais importantes. Escolha combinações fortes, preferencialmente as alfanuméricas”.

Mas nem mesmo o esquecimento é motivo para continuar usando senhas fracas. “Existem gerenciadores de senha que ajudam as pessoas a se lembrar das combinações usadas para cada aplicativo. Esse recurso é mais prático e seguro, uma vez que exige a memorização de uma única senha de acesso que, por sua vez, pode ser mais complexa”, afirma Santana.

Boas práticas de segurança

Além de senhas seguras, recomenda-se que os usuários adotem boas práticas de segurança na hora de fazer transações pela internet, como usar, preferencialmente, a conexão 3G, 4G ou 5G de seus smartphones para acessar apps financeiros. Mas a pesquisa mostrou que 34% dos brasileiros já usaram uma rede pública de wi-fi para acessar a conta do banco ou fazer compras online.

“Essa não é uma boa prática de segurança, pois essas redes são mais vulneráveis e, por isso, mais fáceis de serem interceptadas por fraudadores”, afirma Santana.

Outra medida que ajuda a evitar invasões é manter o sistema operacional do celular atualizado, o que já é um hábito de 86% dos entrevistados, segundo a pesquisa.

O C6 Bank promove de 6 a 13 deste mês a Semana da Conta Segura, com publicação de vídeos e conteúdos que explicam o que fazer em caso de furto ou roubo de celular, além de mostrar quais são as funcionalidades de segurança que só o banco tem.

Redes sociais e conta de e-mail

A pesquisa revelou também que apenas 15% dos entrevistados já tiveram a conta de e-mail invadida. Esse percentual sobe para 21% quando são questionados sobre invasão em uma conta de rede social.

Para diminuir os riscos, o especialista em cibersegurança do C6 Bank também orienta a utilizar, sempre que possível, a autenticação de dois fatores nos aplicativos.

A pesquisa C6 Bank/Ipec foi realizada entre os dias 20 e 27 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sobre o C6 Bank

O C6 Bank é um banco completo, lançado em 2019, que superou a marca de 16 milhões de clientes no Brasil em abril de 2022. Sem agências físicas, a instituição financeira já tem em seu portfólio mais de 30 produtos e serviços, incluindo conta corrente isenta de taxa de manutenção, cartão sem anuidade, transferências e saques gratuitos, tag de pedágio grátis, crédito, programa de pontos, Conta Global, plataforma de investimentos com ativos do Brasil e do exterior, marketplace com mais de 60 mil itens, entre outros. O C6 Bank atende pessoas físicas, MEIs e PMEs e está presente em 100% dos municípios brasileiros. É o único banco brasileiro a integrar o consórcio internacional Cybersecurity at MIT Sloan (CAMS), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar