SEGS Portal Nacional

Economia

Para driblar a alta do preço dos imóveis, especialista alerta que a hora de comprar o seu é agora

  • Segunda, 06 Junho 2022 18:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ligia Gabrielli
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Preço dos insumos impacta no custo dos imóveis e deve acelerar a aquisição dos imóveis pelos interessados

Desde o início da pandemia de covid-19, a economia brasileira mostra sinais claros de instabilidade, com índices historicamente estáveis batendo recordes, inflação crescente em meio às altas subidas das taxas de juros, elevado nível de desemprego e Produto Interno Bruto (PIB) decepcionante.

O cenário ainda é impactado pela conjuntura política tornando mais difíceis as previsões sobre os próximos meses. O que se percebe, contudo, é a tendência de que o País apresente em não muito tempo dois quadros simultaneamente: a estagnação da economia e os altos índices de inflação. O retrato da chamada “estagflação” é desafiador. Aumenta o custo de vida. O Brasil conhece essa história, quando a crise do petróleo na década de 1970 gerou no País – e nas demais economias mais frágeis – hiperinflação no período.

O mercado imobiliário é um dos principais setores econômicos que se prepara para motivar seus interessados a não perderem o momento, e aliviarem os efeitos do cenário econômico.

Para o advogado especialista em mercado imobiliário, presidente da CICOM Habitacional, Carlos Massini, o preço dos insumos (matérias primas como aço, cobre e concreto) e da mão de obra são os principais fatores acompanhados pelo segmento: “Observamos claramente durante a pandemia uma alta histórica do Índice Nacional da Construção Civil, que acumulou alta de mais de 20% em dois anos. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, foi para mais de 30% no acumulado. São situações que demonstram a dificuldade do setor, que reagiu e segurou bem suas forças no período, mas dá sinais de que o ritmo vem se reduzindo. E isso afeta quem busca seu primeiro imóvel”.

Essa é uma realidade. Além da diferença do preço dos imóveis novos e usados – o valor dos residenciais no País teve alta de 5,29% em 2021, segundo o índice Fipezap, maior reajuste desde 2014 -, a tentativa do governo em frear a inflação (aumentar a taxa básica de juros) torna ainda mais inacessíveis os financiamentos habitacionais. Na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, no início de maio, a taxa Selic foi elevada para 12,75%, maior nível desde 2017.

“Uma taxa alta de juros torna o crédito imobiliário mais caro, criando uma barreira para que os setores de menor renda consigam financiar sua residência. Nem todos os bancos refletiram, ainda, essa alta, o que mostra que o consumidor que tem esse plano precisa se apressar”, adverte Massini.

E se preparar para não sentir os efeitos desses fatores é agir, segundo o especialista, o momento é ideal para fechar um contrato de aquisição imobiliária. “Uma casa, um apartamento, sempre foi um sonho de consumo para o brasileiro. É, tradicionalmente, sinônimo de conquista, estabilidade, segurança patrimonial. Não é momento de perder tempo, quem tem condições de adquirir seu imóvel, não deve esperar uma incerta melhora na economia. Com o cenário instável, o melhor a se fazer é garantir a realização do objetivo o quanto antes”, diz o executivo da CICOM.

Se a perspectiva econômica do Brasil preocupa economistas e leigos, um fato é certo: conquistar um imóvel é estar um passo à frente, já que coloca o novo proprietário – e sua família – em situação mais confortável, com um patrimônio para chamar de seu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version