Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como o aumento do IPI impacta o planejamento tributário do setor de plástico?

Por Angelo Ambrizzi

A tributação sobre o consumo no Brasil, sabidamente, é das mais elevadas do mundo, o que infla os preços dos mais variados produtos e prejudica o desenvolvimento da indústria e do comércio. Com o setor de plásticos, não seria diferente.

O segmento, que, além de enfrentar desafios macroeconômicos, como a inflação global, elevação de juros e recessão em geral, precisa arcar com variados tributos incidentes sobre as vendas e a excessiva burocracia tributária existente no país.

A redução nas alíquotas do IPI implementadas pelo Governo Federal, que inicialmente causaram um ânimo geral na indústria, foram suspensas pelo Supremo Tribunal Federal, em ação que visa proteger os interesses das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus.

A decisão, além de gerar diversas dúvidas no setor pela dificuldade prática de implementação, em razão da inexistência de uma lista oficial de produtos produzidos na Zona Franca, causou um aumento considerável na tributação.

Recentemente, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), enviou uma carta ao STF pedindo que a suspensão da redução do IPI fosse reconsiderada, mas, até o momento, não há prazo definido para o julgamento definitivo da questão. E, diante desse cenário, é essencial que o empresário reavale todas as implicações tributárias de sua operação.

A complexidade da tributação no Brasil acaba abrindo portas para questionamentos judiciais ou administrativos sobre determinados tributos, revisão da carga tributária por meio de regimes especiais ou mesmo do modelo operacional adotado pela empresa, dentre outras medidas que podem aliviar a carga fiscal, aumentando a competitividade.

A análise e revisão estratégica da tributação incidente nas operações do contribuinte, desde os créditos tomados de ICMS, PIS/COFINS, IPI, tributação sobre a folha de pagamentos e cálculo dos tributos incidentes nas operações de venda, assume papel de extrema relevância na construção de vantagem competitiva.

A falta de inteligência fiscal implica num aumento excessivo da carga tributária e achatamento da margem do empresário. Nesse contexto, é de suma importância contar com uma assessoria especializada, atenta às mudanças legislativas e decisões judiciais/administrativas para que se alcance um nível de carga tributária adequado ao planejamento financeiro do contribuinte.

Angelo Ambrizzi é advogado especialista em Direito Tributário pelo IBET, APET e FGV com Extensão em Finanças pela Saint Paul e em Turnaround pelo Insper e Líder da área tributária do Marcos Martins Advogados.

Sobre o Marcos Martins Advogados:

Fundado em 1983, o escritório Marcos Martins Advogados é altamente conceituado nas áreas de Direito Societário, Tributário, Trabalhista e Empresarial. Pautado em valores como o comprometimento, ética, integridade, transparência, responsabilidade e constante especialização e aperfeiçoamento de seus profissionais, o escritório se posiciona como um verdadeiro parceiro de seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo