Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Análises SM Futures: Recessão e estagflação ou um novo Ciclo econômico?

Recessão nos EUA; altas consecutivas de juros da Selic por aqui. Para ambos: Fed e BCB o objetivo óbvio é conter a inflação. Porém se nos Estados Unidos Powell tenta retomar o ajuste da taxa de juros; aqui o BCB já sabe que a meta de Inflação foi perdida.

A consultoria SM Futures analisa em seus modelos tanto Selic quanto os juros americanos; o cenário indicado pelos economistas é de recessão americana sem desemprego; já no Brasil o desemprego e crédito com taxas excessivas; contribuindo para inadimplência.

De acordo com Vitória Sadi sócia diretora da SM Futures:

"Ainda assim, uma recessão nos Estados Unidos deverá desaquecer o mercado de trabalho de lá (que já está super aquecido), reduzir as pressões setoriais de aumento de preços, reduzir o consumo, deprimir o mercado de ações e assim, provocar uma queda da inflação. Com a queda dos preços das ações e a alta da taxa de juros americanas, é possível que haja entrada de capitais nos EUA, apreciando o dólar. O consumidor americano, como qualquer pessoa, sentirá a recessão pois terá mais dificuldade de conseguir novo emprego, por exemplo. Perceberá também que o mercado está em crise pois o mercado de ações passará a cair. A recessão leva algum tempo para produzir quedas na inflação."

De acordo com Saddi, a economia americana deve experimentar uma recessão até 2023 no atual cenário de alta moderada de juros e expansão fiscal.

“Importa ressaltar que é impossível negar que a economia caminha em ciclos. Ou seja, o crescimento é seguido de um arrefecimento que pode se tornar até um período de recessão. A arte e o mérito de políticas pró cíclicas monetárias e fiscais é reduzir o número de meses de recessão e aumentar o período de crescimento” -- alerta Vitoria Saddi; trazendo uma análise diferente sobre o cenário atual.

Para João Mascolo; sócio diretor da SM Futures, a questão da alta de juros no Brasil está na falta de credibilidade do BCB ;

“As sinalizações do BC de que pretende encerrar o ciclo de alta de taxas em um futuro não muito distante, sem a certeza da ancoragem das expectativas, afetam a confiança no alcance das metas, vão exigir um esforço maior para trazer a inflação ao nível desejado no horizonte relevante (2023), levando a maiores perdas de produto e emprego”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo