Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O pacote trilionário chinês e os impactos no brasil e no mundo

Para analista financeiro do Hub do Investidor, o pacote de investimentos pretendido pelo governo chinês tende a ser muito bom para commodities

Mesmo com as duas economias em crise, Brasil e China ainda são duas importantes apostas do mercado internacional. O governo chinês anunciou uma meta ambiciosa de crescimento de 5,5% do PIB para este ano.

Ricardo Penha, sócio-fundador do Hub do Investidor, analisa os anúncios chineses e os possíveis impactos para os investidores brasileiros. Segundo ele, a paralisação da economia da China pode ser algo de curtíssimo prazo e, no segundo semestre, o país pode voltar ao caminho do crescimento. “O governo chinês defende uma campanha de construção de infraestrutura como forma de estimular o crescimento econômico no país, em uma tentativa de aumentar a demanda doméstica e manter o crescimento, o que pode ser um ponto chave para impedir uma desaceleração econômica local”, explica.

Analisando a atuação do Banco Central chinês, Penha destaca que a instituição se absteve de cortar as taxas de juros, apesar das crescentes evidências de uma forte desaceleração no crescimento econômico, sugerindo que banco pode estar preocupado com a depreciação da moeda e as saídas de capital do país. “Isso se nota porque o Banco Central manteve as taxas de empréstimo de médio prazo de um ano no patamar de 2,85%, além de renovar os 100 bilhões de yuans (cerca de 15 bilhões de dólares) em empréstimos de médio prazo sem fornecer liquidez adicional, mesmo diante de um dos menores índices de produção industrial e de consumo desde o início da pandemia”, ressalta.

A aposta da China também está no aquecimento do mercado imobiliário, ao anunciar uma redução das taxas de juros de hipotecas para compradores primários de habitação, além de incentivar um esforço, pelas instituições bancárias do país, em reduzir ainda mais as taxas para compradores. “O mercado imobiliário da China é uma fonte crucial de crescimento para a economia doméstica, mas está em queda há quase um ano, com as vendas caindo a um ritmo de dois dígitos todos os meses desde agosto de 2021 e os preços das novas casas, também, após a repressão do Governo. De fato, temos indicadores econômicos que sugerem uma economia um pouco mais desaquecida, porém, temos que ponderar que são dados de alta frequência e que estão sob forte influência das condições de curto prazo, influenciados pelos lockdowns e política covid zero por lá. Superada a crise sanitária, entendemos que os dados futuros, provavelmente, serão melhores”.

Ainda assim, é preciso ter cautela, pois o yuan desvalorizou cerca de 6,7% em relação ao dólar desde o final de março, tornando-se a moeda com o pior desempenho na Ásia durante o período. “O estímulo do Banco Central Chinês foi relativamente modesto este ano. Ele cortou a taxa em janeiro e fez uma redução menor do que o esperado na quantidade de dinheiro que os bancos devem manter em reserva em abril (compulsório). Em vez disso, os formuladores de políticas confiaram no uso de ferramentas estruturais para atingir áreas mais fracas da economia, como programas de repasse para pequenas empresas”, diz. Segundo Penha, mesmo com um cenário incerto e ambivalente, o pacote trilionário pretendido pelo governo chinês tende a ser muito bom para commodities, o que pode ser bastante interessante para países e empresas exportadores como Brasil e Vale.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo