Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Com resultados do 1º Tri de 2022, Boa Vista atinge um ano completo de recordes trimestrais em receita líquida e lança serviços analíticos que permitem aumentar em até 150% a concessão de crédito para o público de baixa renda e não “bancarizados”

· Receita líquida cresceu 25,8% em relação ao 1º Tri de 20221, atingindo R$ 207,9 milhões. Foi o quarto trimestre consecutivo com recorde em receita líquida na história da Companhia;

· Nos dois segmentos principais de atuação da companhia, foram alcançados resultados expressivos. Em Soluções Analíticas o crescimento da receita líquida foi de 27,7% no 1º Tri, em comparação ao mesmo período de 2021. Em Serviços de Recuperação de Créditos, crescimento foi ainda maior, de 31,9% em relação ao 1º Tri de 2021;

· Mesmo com fortes investimentos em inovação e cloud computing, o principal indicador de eficiência e geração de caixa da Companhia, o EBTIDA ajustado menos CAPEX total, cresceu 48,1%, em relação ao primeiro trimestre de 2021, atingindo R$ 49,4 milhões;

· Família PowerScore4 e Modelo de Renda Presumida, novos serviços analíticos da Boa Vista, facilitarão, com segurança para as empresas, o acesso ao crédito para pessoas de baixa renda, aumentando em até 32% a concessão de financiamentos e cartão de crédito para os que não possuem conta bancária.

A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações em insumos para decisões em concessão de crédito e negócios em geral, divulgou hoje seus resultados do 1º Trimestre de 2022.

“É com muita alegria que apresentamos os resultados da Companhia no primeiro trimestre de 2022. Com eles, atingimos o quarto trimestre consecutivo, ou seja, um ano completo, registrando recordes em receita líquida em relação aos já alcançados na história da Boa Vista”, afirma o CEO Dirceu Gardel. “E atingimos este patamar investindo fortemente em inteligência analítica, inovação e digitalização, fazendo e consolidando aquisições que nos levaram a atuar em novos mercados -- mas sem descuidar da nossa eficiência. Tanto é assim que o nosso principal indicador de resultados e eficiência, a relação EBTIDA menos CAPEX, cresceu 48,1% no trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior”, complementa o CEO da Boa Vista.

“Marcando este um ano de resultados recordes e seguindo na evolução constante das nossas soluções analíticas sobre bases de dados cada vez mais completas, estamos lançando novos serviços desenvolvidos pelo nosso Centro de Excelência em Analytics (CEA), que inauguramos há um ano. Estes novos serviços nos dão especial satisfação porque eles conjugam o cumprimento de nossos compromissos com clientes e acionistas com o cumprimento de nossa função de contribuir para a ampliação do acesso ao crédito e o desenvolvimento econômico do Brasil”, prossegue Dirceu Gardel.

“São eles a Família PowerScore4 e o Modelo de Renda Presumida. A Família PowerScore4 pode aumentar em até 150% o percentual de pessoas que receberão crédito, comparado aos modelos anteriores, que já eram bem assertivos. Esta ampliação do acesso ao crédito, com menos riscos para as empresas que são nossos clientes, atingirá inclusive o público não bancarizado, podendo aumentar em 32% o número de pessoas que recebem crédito, mas não possuem contas em bancos. Já o Modelo de Renda Presumida é alimentado por mais de 200 variáveis, propiciadas pela robustez das fontes de dados da Companhia, nos permitindo analisar diversas variáveis e presumir a renda de um consumidor, sem a necessidade de solicitação de holerites ou outros comprovantes de renda”, conclui Gardel.

Inclusão no mercado de crédito

Os novos modelos de concessão utilizam todas as informações disponíveis na base da Boa Vista, como o Cadastro Positivo, o cadastro negativo/SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e outras bases alternativas, obtidas pela empresa devido ao seu relacionamento com outras empresas e instituições que são fontes de bases de dados no país. A Família PowerScore4 é composta por quatro modelos divididos em quatro modalidades de crédito: empréstimo pessoal, cartão de crédito, financiamento de veículos e crédito imobiliário. Já o Modelo de Renda Presumida é um modelo analítico complexo, com foco no consumidor de baixa renda. Ele analisa mais de 200 diferentes variáveis para presumir a renda de um consumidor, sem necessitar de comprovantes de renda. Esta nova geração de soluções analíticas nasceu do aperfeiçoamento das técnicas de machine learning, usadas para traçar perfil comportamental do consumidor e utiliza novas variáveis preditivas, facilitando a aprovação de crédito.

Recordes há quatro trimestres

A receita líquida obtida no 1º Tri de 2022 atingiu R$ 207,9 milhões, 25,8% mais do que no mesmo período do ano anterior – e maior resultado para um primeiro trimestre na história da Companhia. É o quarto trimestre consecutivo em que a receita líquida atinge resultado recorde.

Na linha de Serviços para Decisão das empresas clientes, o crescimento em relação ao 1º Tri de 2021 foi de 24,9%, com destaque para as Soluções Analíticas, com as quais a receita líquida se elevou em 27,7%. Neste serviço específico, cujo desenvolvimento tem sido um dos principais focos da Companhia, as instituições financeiras, tanto as tradicionais quanto as fintechs e bancos digitais, foram o principal setor de incremento na contratação de novos pacotes de soluções estratégicas. Relatórios de Risco decresceram 0,7% ano contra ano, dentro do previsto na estratégia da Boa Vista, que é migrar os clientes da contratação destes informes com dados brutos para soluções com maior teor de inteligência analítica. A receita líquida com Soluções de Marketing avançou 6,2%, impulsionada em especial pelo produto Boa Vista Bluebox e com as seguradoras sendo o segmento com maior número de contratações.

Também na linha de Serviços para Decisão, outros dois tipos de serviço tiveram crescimento expressivo relacionado fundamentalmente às aquisições feitas pela Boa Vista. Em Serviços Antifraude, a receita líquida subiu 402,2% em relação ao 1º Tri de 2021, graças principalmente pelo cômputo do resultado da Konduto, empresa especializada no antifraude para e-commerce e meios de pagamento digitais adquirida em março de 2021, mas cujos números só passaram a ser incorporados ao balanço da Boa Vista em agosto.

Crescimento relevante (+61,1% ano contra ano) também foi registrado em Serviços ao Consumidor, que foram incrementados pelo crescimento dos acordos firmados e leads de renegociação gerados pela Acordo Certo (plataforma 100% virtual para renegociação de dívidas de consumidores, adquirida em dezembro de 2020) e de novas ações de monetização de fluxo da plataforma.

Serviços de recuperação também em alta

O crescimento em receita líquida no 1º Tri de 2022 foi expressivo (+31,9% em relação ao mesmo período de 2021) também na outra grande linha de serviços da Boa Vista, os Serviços para Recuperação de débitos, atingindo R$ 28,4 milhões. O mercado continua respondendo bem à proposta da Companhia em priorizar os comunicados de débito digitais. Eles são mais eficientes, têm custo menor para as empresas que os contratam, são mais discretos para o consumidor que recebe as mensagens, proporcionam margem maior para a Boa Vista e reduzem o impacto ambiental. Não à toa, as Soluções Digitais de recuperação cresceram 70,4% ano contra ano. O segmento foi beneficiado também pela reabertura total do comércio (que se encontrava em boa parte fechado ou com restrições no primeiro período de 2021), com efeitos na inadimplência e na contratação de serviços de recuperação de débitos.

Já as Soluções Impressas e Relatórios tiveram queda de 6,3% em comparação à receita líquida obtida no 1º Tri de 2021, justamente por estarem gradativamente sendo substituídas pelas Soluções Digitais.

Investimentos com Eficiência

Também o EBTIDA ajustado teve crescimento expressivo no 1º Tri de 2022, de 43,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem EBITDA ajustada atingiu a marca de 51,9%, 6,5 pontos percentuais superior, ano contra ano. O lucro líquido ajustado teve incremento de 151%, atingindo R$ 65,3 milhões. O lucro líquido é apresentado pela Companhia também na forma ajustada de efeitos não recorrentes como a amortização de mais valia de aquisições e da reavaliação de ativos e passivos da Acordo Certo.

Principal indicador de eficiência e geração de caixa da Companhia, o EBITDA ajustado menos CAPEX TOTAL cresceu 48,1% entre janeiro e março de 2022, comparado com o registrado nos mesmos meses do ano anterior, atingindo R$ 49,4 milhões. “O crescimento recorde das nossas receitas e EBITIDA, aliado a forte controle de custos, tem nos permitido manter nossos robustos investimentos, sem perder a eficiência. Temos investido fortemente no desenvolvimento de soluções analíticas de ponta como a a Família PowerScore4 e o Modelo de Renda Presumida, que estamos lançando agora”, diz o CEO da Boa Vista. “Investimos muito em tecnologia, tanto que estamos concluindo o projeto de migração de todos os nossos dados para a nuvem, em parceria com o Google Cloud. Mas investimos muito em gente, já que inteligência analítica é produto do talento e do empenho humano, de nossas equipes”, completa.

“Também investimos muito, e continuaremos investindo, em aquisições de companhias que acrescentem tecnologia e inteligência analítica e que, se possível, nos abram novos mercados de atuação, como aconteceu com a Acordo Certo e a Konduto. A integração destas duas empresas também nos exige dedicação e investimento. Para nossa felicidade, esse processo tem ocorrido da melhor forma possível. Tivemos, por exemplo, o prazer de promover, sob a liderança da hoje nossa vertical de antifraude Konduto, a terceira edição do Fraud Day, no dia 24 de março. É o principal evento do segmento do Brasil, que contou com a participação de mais de 800 profissionais de risco e prevenção à fraude no e-commerce e em pagamentos digitais. Contamos com grandes nomes, e levamos ao palco 14 palestrantes, que apresentaram cases e estratégias de sucesso no mundo de antifraude. Com as nossas aquisições e a força das nossas equipes, a Boa Vista segue desbravando novos mundos”, conclui o CEO da Boa Vista.

TELECONFERÊNCIA E VIDEOCAST
Quinta-feira, 12 de março de 2022
Português
Inglês (Tradução Simultânea)
Horário: 11h (horário de Brasília)
10h (horário de Nova Iorque)
Horário: 11h (horário de Brasília)
10h (horário de Nova Iorque)

Veja, nas tabelas abaixo, os principais resultados da Boa Vista no 1º Tri de 2022:

Receita Líquida

EBITDA e EBITDA Ajustado

EBITDA Ajustado (-) Capex¹

¹ desconsidera o efeito de ajuste de PPA de aquisições

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.


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