Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia das Mães movimenta expectativa do varejo físico e on-line

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Samara Carvalho Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

O Dia das Mães, data mais aguardada do primeiro semestre para o varejo, acontece neste domingo (08) e promete ser diferente para as famílias, especialmente diante o atual cenário de pandemia, com protocolos mais flexíveis e o varejo físico mais aquecido. Uma pesquisa realizada pela Inteligência de Mercado Globo mostrou que 76% dos brasileiros irão presentear no Dia das Mães – um crescimento considerável, considerando os 59% de 2021. Na ordem de preferência de canal de compra, as lojas físicas locais lideram com 40%, seguida das grandes lojas de marca, com 30%, e dos e-commerces e marketplaces, com 29%. Dentre todos, 53% irão comprar na semana, véspera ou na própria data comemorativa. Tais dados reforçam que o movimento de retorno às ruas é uma realidade, mas que isso não anula a importância de ter um negócio omnicanal para suprir as necessidades do consumidor.

Em 2021, relatório desenvolvido pela Linx, empresa líder e especialista em tecnologia para o varejo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), mostrou que o varejista investiu em descontos para a data, estratégia mais eficaz para chamar a atenção do consumidor. O setor de moda liderou o ranking de cupons de descontos aplicados, com 32,7% do percentual do nicho, seguido por serviços de alimentação como restaurantes, com 19,6%. Isso refletiu no comportamento do consumidor, considerando que o ticket médio do período teve alta de 7,6% para o segmento de moda – após dois anos em queda.

Se uma loja não possui presença tanto física quanto virtual, automaticamente está perdendo um público considerável de possíveis clientes. Quanto mais canais, maiores serão as chances de atingir diferentes pessoas, como explica Caio Camargo, diretor comercial da Linx, líder e especialista em tecnologia para o varejo. “Em momentos como esse, estratégias que priorizam a conveniência para quem compra serão essenciais para expandir as chances de retorno do consumidor, não sendo essa somente uma compra única, com o objetivo de fidelizá-lo. Frete grátis, entregas no mesmo dia, oferta de todas as formas de pagamento, descontos progressivos, modalidades como pick up in store ou ship from store, são ações que colocam o cliente no centro”.

A pesquisa da Opinion Box citada anteriormente também pontuou que taxas de frete ruins serão os principais motivos de desistência de compra, liderando o ranking com 59%. E para a hora de pagar, o Pix já é preferência de 34% das pessoas entre 16 e 29 anos. “Basear cada decisão estratégica do negócio a partir do comportamento do cliente, pode ser a melhor saída para ter bons resultados nesse Dia das Mães. Mas para isso, é necessário entender as jornadas de consumo de forma individual, o que é possível a partir da coleta e análise de dados que gerarão insights para o varejista. Quem já está conseguindo amarrar as ações de acordo com seu público-alvo e entregando qualidade em cada etapa de compra, poderá ver o negócio alavancar não apenas momentaneamente, mas também a longo prazo, pensando em datas como Black Friday e Natal”, afirma Camargo.

Compras via redes sociais ampliam oportunidades de negócios

As redes sociais estão funcionando como porta de entrada para o primeiro contato entre marca e consumidor. Com milhões de usuários, o varejo seguiu esse fluxo e hoje também está presente nas redes. Uma pesquisa do IDC encomendada pela Infobip mostrou que 80% dos varejistas já utilizam Facebook ou Instagram para vender. “Utilizar as redes sociais para vender no Dia das Mães é uma ótima jogada, mas as possibilidades não param por aí. O atendimento virtual e os próprios conteúdos do negócio nas redes são maneiras de engajar e construir um relacionamento próximo e duradouro com o cliente”, finaliza o executivo da Linx.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar