SEGS Portal Nacional

Economia

Reciclagem Reúne 400 Pessoas em Brasília e Reforça a Importância do Setor Para a Economia e Meio Ambiente

  • Sexta, 29 Abril 2022 10:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro Arbex
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Recicladores criticam a decisão do STF, que derrubou a isenção do PIS e Cofins na venda de materiais recicláveis

Cerca de 400 representantes de todos os segmentos da reciclagem no Brasil, de ferro e aço, vidro, plástico, papel e alumínio, entre outros, estão reunidos hoje em Brasília para debater formas de tornar a atividade mais forte e com mais peso junto à sociedade em geral e órgãos governamentais responsáveis pelo meio ambiente e política nacional de resíduos sólidos.

O Inesfa, que hoje representa mais de 5,5 mil empresas do comércio atacadista de sucatas metálicas, insumo usado para fins siderúrgicos e de fundição, passará a defender os interesses de todas as áreas da reciclagem de materiais no país.

Durante o seminário “O Poder da Reciclagem para o Brasil”, a entidade foi confirmada como representante de todos os recicladores nacionais. Segundo Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa, “os recicladores sempre tiveram um papel essencial no Brasil, ao lado dos catadores (os chamados ‘carrinheiros’, mais de 1,5 milhão de pessoas), na preservação e defesa do meio ambiente e na economia circular. Mas, apesar disso, ainda são pouco reconhecidos e estimulados, principalmente pelos três poderes do país, Executivo, Legislativo e Judiciário”, afirma.

“São mais de 5 milhões de pessoas que sobrevivem da atividade de reciclagem no país, gerando impostos e garantindo empregos”, diz Alvarenga.

O Brasil, conforme o Inesfa, recicla muito mais do que os números divulgados pelo governo, mas ainda muito menos do que em outros países como Alemanha, Áustria e Coreia do Sul, por exemplo, que reciclam mais da metade dos resíduos que descartam.

Uma das principais demandas do setor no momento é reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou, no ano passado, em reunião plenária dos ministros, a isenção do PIS e Cofins nas operações de venda de materiais recicláveis à indústria de transformação. Essa isenção existia há mais de 15 anos e foi instituída na ocasião como um estímulo à reciclagem de insumos descartáveis.

Conforme Juliana Schunck, diretora da Massfix, a reciclagem do vidro é um desafio no Brasil, em razão do baixo valor agregado deste material, comparativamente a outros recicláveis. “Cerca de dois milhões de toneladas de vidro são aterradas anualmente. A logística reversa estava reduzindo este número, mas o nosso trabalho está sendo prejudicado por essa decisão do STF, que gera insegurança jurídica e desestimula esse tipo de trabalho”, afirma. “A reversão da decisão do Supremo é fundamental para a continuidade do movimento da reciclagem no Brasil. Sem esse estímulo, os indicadores tendem a despencar”.

“A decisão do STF desestimula toda a cadeia de reciclagem, dos catadores à indústria de transformação. Os impactos sociais, ambientais e econômicos vão afetar toda a sociedade e prejudicar ainda mais a imagem do Brasil no mundo”, afirma Rafael Risso de Barros, vice-presidente do Inesfa.

Anne Barbosa, conhecida como Anne “Catadora”, que há cinco anos trabalha nas ruas com reciclagem, é um dos destaques do evento. “A nossa classe faz um trabalho muito importante que, infelizmente, ainda não é valorizado como deveria ser. Ainda estamos associados diretamente à vulnerabilidade. Na verdade, nós mudamos a vida de pessoas, ao mesmo tempo que contribuímos com o meio ambiente. Uma decisão como essa do STF, que afeta toda a cadeia, chega até nós, catadores, resultando num passo para trás no progresso da cadeia da reciclagem”, afirma. “A reciclagem sem o catador não acontece e quebra a cadeia da economia circular, afetando milhões de pessoas”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version