Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Reciclagem Reúne 400 Pessoas em Brasília e Reforça a Importância do Setor Para a Economia e Meio Ambiente

Recicladores criticam a decisão do STF, que derrubou a isenção do PIS e Cofins na venda de materiais recicláveis

Cerca de 400 representantes de todos os segmentos da reciclagem no Brasil, de ferro e aço, vidro, plástico, papel e alumínio, entre outros, estão reunidos hoje em Brasília para debater formas de tornar a atividade mais forte e com mais peso junto à sociedade em geral e órgãos governamentais responsáveis pelo meio ambiente e política nacional de resíduos sólidos.

O Inesfa, que hoje representa mais de 5,5 mil empresas do comércio atacadista de sucatas metálicas, insumo usado para fins siderúrgicos e de fundição, passará a defender os interesses de todas as áreas da reciclagem de materiais no país.

Durante o seminário “O Poder da Reciclagem para o Brasil”, a entidade foi confirmada como representante de todos os recicladores nacionais. Segundo Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa, “os recicladores sempre tiveram um papel essencial no Brasil, ao lado dos catadores (os chamados ‘carrinheiros’, mais de 1,5 milhão de pessoas), na preservação e defesa do meio ambiente e na economia circular. Mas, apesar disso, ainda são pouco reconhecidos e estimulados, principalmente pelos três poderes do país, Executivo, Legislativo e Judiciário”, afirma.

“São mais de 5 milhões de pessoas que sobrevivem da atividade de reciclagem no país, gerando impostos e garantindo empregos”, diz Alvarenga.

O Brasil, conforme o Inesfa, recicla muito mais do que os números divulgados pelo governo, mas ainda muito menos do que em outros países como Alemanha, Áustria e Coreia do Sul, por exemplo, que reciclam mais da metade dos resíduos que descartam.

Uma das principais demandas do setor no momento é reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou, no ano passado, em reunião plenária dos ministros, a isenção do PIS e Cofins nas operações de venda de materiais recicláveis à indústria de transformação. Essa isenção existia há mais de 15 anos e foi instituída na ocasião como um estímulo à reciclagem de insumos descartáveis.

Conforme Juliana Schunck, diretora da Massfix, a reciclagem do vidro é um desafio no Brasil, em razão do baixo valor agregado deste material, comparativamente a outros recicláveis. “Cerca de dois milhões de toneladas de vidro são aterradas anualmente. A logística reversa estava reduzindo este número, mas o nosso trabalho está sendo prejudicado por essa decisão do STF, que gera insegurança jurídica e desestimula esse tipo de trabalho”, afirma. “A reversão da decisão do Supremo é fundamental para a continuidade do movimento da reciclagem no Brasil. Sem esse estímulo, os indicadores tendem a despencar”.

“A decisão do STF desestimula toda a cadeia de reciclagem, dos catadores à indústria de transformação. Os impactos sociais, ambientais e econômicos vão afetar toda a sociedade e prejudicar ainda mais a imagem do Brasil no mundo”, afirma Rafael Risso de Barros, vice-presidente do Inesfa.

Anne Barbosa, conhecida como Anne “Catadora”, que há cinco anos trabalha nas ruas com reciclagem, é um dos destaques do evento. “A nossa classe faz um trabalho muito importante que, infelizmente, ainda não é valorizado como deveria ser. Ainda estamos associados diretamente à vulnerabilidade. Na verdade, nós mudamos a vida de pessoas, ao mesmo tempo que contribuímos com o meio ambiente. Uma decisão como essa do STF, que afeta toda a cadeia, chega até nós, catadores, resultando num passo para trás no progresso da cadeia da reciclagem”, afirma. “A reciclagem sem o catador não acontece e quebra a cadeia da economia circular, afetando milhões de pessoas”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo