Brasil,

Preço dos combustíveis e guerra disparam custo de produção e piora expectativa econômica das micro e pequenas indústrias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Reflexos impactam na elevação da inflação, perda do poder de compra, custos de produção mais caros e reajuste de preços dos produtos

A sequência de reajustes nos preços dos combustíveis e derivados do petróleo e a guerra na Ucrânia desencadearam uma série de consequências para as micro e pequenas indústrias (MPI’s), entre elas o aumento nos custos de produção, faturamento e lucro menores. De acordo com a pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, realizado pelo Datafolha, a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (SIMPI), 59% dos dirigentes avaliam que a alta nos preços dos combustíveis anunciada no início de março com certeza diminuirá o lucro da empresa. Para 56%, essa alta levará ao reajuste de preços de produtos e serviços. Outros 53% acreditam que haverá queda no faturamento. Em 31% dos casos é possível que haja interrupção ou adiamento de investimentos na empresa. Conforme gráfico a seguir:

Reflexos da guerra

O conflito no leste europeu tem provocado reflexos diretamente nas empresas brasileiras. Segundo a pesquisa, um em cada quatro dirigentes (25%) acredita que a guerra na Ucrânia prejudicará muito o próprio negócio. Para 52%, haverá muitos prejuízos no fornecimento de matéria-prima e insumos para a indústria brasileira. Outros 50% acreditam que o conflito prejudicará muito a economia brasileira de forma geral.

Piora na expectativa econômica do país

Na comparação com o mês anterior, a expectativa negativa sobre economia do país subiu de 19% para 30% entre as MPI’s, voltando ao patamar de novembro de 2021. Para 35% dos dirigentes situação econômica fica como está.

Inflação

Também cresceu de forma significativa a expectativa de alta na inflação. De acordo com a pesquisa, 70% das micro e pequenas indústrias esperam que haja alta nos preços nos próximos meses. O índice é mais alto do que o registrado em janeiro deste ano (53%) e fica abaixo apenas do registrado em março de 2021 (77%).

Custos de produção voltam a subir

O Índice de Custos das micro e pequenas indústrias confirma a previsão pessimista dos dirigentes. De acordo com o gráfico abaixo, que varia de 0 a 200, com o resultado positivo sendo aquele mais próximo de 200, os dados indicam que, ao cair de 81 para 72 pontos, a maioria das empresas seguem pressionadas pela alta nos custos de matérias-primas e insumos.

Ainda segundo a pesquisa, 64% das micro e pequenas indústrias tiveram alta significativa de custos, voltando ao patamar de janeiro.

Na avaliação do presidente do Simpi, Joseph Couri, a pesquisa indica que os eventos mundiais estão refletindo bastante na economia brasileira, especialmente entre as MPI’s. “Os próximos meses serão desafiadores. Deve haver uma queda ainda maior no poder de compra, elevação de custos e aumento do pessimismo entre os empresários. Com isso, a expectativa de fim da crise econômica e retomada rápida do crescimento voltou a perder terreno para uma previsão mais negativa. A pesquisa aponta que ainda não é possível prever quando a crise vai acabar nem quando o país conseguirá retomar um nível de crescimento consistente”, acredita.

Sobre a pesquisa

O Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendado pelo SIMPI e efetuada pelo Datafolha, é reconhecido como antecipador de tendência. É importante salientar que 42% das MPI’s de todo Brasil estão em São Paulo. A coleta de dados ocorreu de 17 a 30 de março 2022. A íntegra das pesquisas anteriores, desde março de 2013, está disponível no site (http://www.simpi.org.br).

Pesquisa Nacional, realizada em dezembro de 2021, feita pela Datafolha com 2090 entrevistas e 2% de margem de erro, constatou que 16 milhões de pessoas acima de 16 anos conhecem o SIMPI com 94% de aprovação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar