Mercado de seguros oferece ótimas oportunidades para investidores
O mercado de seguros fechou 2021 com um crescimento de 12,8% no Brasil e, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), já iniciou 2022 em alta. Em janeiro, a arrecadação foi de R$ 26,05 bilhões – um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com a pandemia de Covid-19, as pessoas passaram a valorizar ainda mais o setor, uma vez que a sensação de que eventos inesperados podem afetar nossa saúde veio à tona.
Além disso, a pandemia também acelerou a desburocratização. O mercado vem apostando bastante nas vendas online e diminuindo processos. Outra novidade é a implementação do Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, que permite o compartilhamento ágil e seguro de informações de clientes entre diferentes sociedades autorizadas ou credenciadas pela Susep.
A expectativa do setor para 2022 é positiva e, de acordo com a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), o mercado de seguros deve ter um crescimento de 10,3% neste ano – sem Saúde e Dpvat.
Com números tão promissores, o segmento também tornou-se uma opção importante para todos aqueles que desejam investir seu dinheiro – fenômeno que vem crescendo no Brasil. A Bolsa de Valores (B3) viu o número de contas abertas aumentar significativamente nos últimos anos, chegando a atingir a marca de 5 milhões no início de 2022. Os investidores iniciantes vivem sempre os mesmos dilemas: aplicar em renda fixa ou variável? E após escolher uma das duas, como saber qual o melhor investimento?
Sem dúvidas, os investidores devem manter o mercado de seguros no radar. O crescimento recente e a previsão otimista para 2022 confirmam isso. Mas antes de explorar um segmento específico, convém conhecer as bases do mercado financeiro, para que voos mais altos sejam alcançados com menos chances de turbulência.
O mercado financeiro oferece muitas nuances e possibilidades de investimentos para todos os perfis. Aqueles que desejam dar os primeiros passos nesse universo têm uma verdadeira gama de conteúdos à disposição, e por vezes a dificuldade é justamente filtrar aquilo que vale a pena.
Alguns livros podem ajudar o futuro investidor a entender o mercado e a prepará-lo para saber onde investir hoje. Obras importantes como Mercado Financeiro – Produtos e Serviços (Eduardo Fortuna) e O Investidor Inteligente (Benjamin Graham) cumprem bem essa função e são uma excelente porta de entrada para iniciantes – ou mesmo uma ótima oportunidade para investidores já experimentados se assentarem em bases mais sólidas.
Mas, para além dos “investimentos tradicionais”, o mundo vem assistindo, nos últimos tempos, ao boom das criptomoedas, que têm feito milionários mundo afora. O que inicialmente se resumia ao Bitcoin, rapidamente foi criando força e fazendo com que novas moedas digitais e plataformas, como a Ethereum, ganhassem o mercado.
As seguradoras também passaram a explorar e investir em ativos digitais, devido às incontáveis oportunidades que o segmento proporciona. Quem quiser se aprofundar no assunto, encontra no curso Mestres do Bitcoin 3.0, do investidor Augusto Backes, uma oportunidade de adquirir conhecimentos sólidos e avançar de forma gradual. Conhecer o mundo das criptomoedas é uma das chaves para entender o futuro do mercado financeiro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>