SEGS Portal Nacional

Economia

Empregos nos supermercados recuam no primeiro bimestre

  • Segunda, 11 Abril 2022 10:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlo Gianese
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Refluxo era esperado pelo setor depois da alta de contratações temporárias no final de 2021 e dos recordes ao longo do ano passado

Estudo da Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostra que o setor supermercadista apresentou queda no número de empregos no primeiro bimestre de 2022, fechando 12.818 vagas formais. Além de um movimento natural depois das contratações temporárias registradas todo fim de ano, a queda acontece na sequência de um período de expansão dos negócios e criação recorde de vagas pelo setor ao longo de 2021.

“O nível do desemprego no Brasil em fevereiro estava em 11%, taxa sensivelmente menor em relação ao mesmo período do ano passado”, explica Diego Pereira, economista da APAS. “A tendência é de estabilidade na abertura de novas vagas para este primeiro semestre”. Para o economista, a inflação impacta os custos de mão de obra. No varejo, os gastos com pessoal representam 11,3% da receita.

O desempenho do setor supermercadista segue o comportamento do comércio, o único entre os segmentos agropecuário, da indústria, dos serviços e da construção, a registrar saldo negativo no emprego (ver abaixo).

O setor comercial no Estado de São Paulo registrou 217.865 admissões e 235.063 demissões em 2022, resultando em uma perda de 17.198 empregos no primeiro bimestre do ano. O comércio emprega cerca de 2,7 milhões de pessoas, com a indústria alimentícia respondendo por 21,29 % desse total.

Sobre a APAS – Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.505 supermercados associados que somam 4.315 lojas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Abr 24, 2026 Economia

O conforto da renda fixa custa caro ao investidor de…

Abr 23, 2026 Economia

Geração Z lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Abr 22, 2026 Economia

Investimentos no exterior exigem atenção redobrada na…

Abr 17, 2026 Economia

Erro na declaração de imóveis no Imposto de Renda pode…

Abr 15, 2026 Economia

Importação antecipada redefine estratégia do varejo…

Abr 15, 2026 Economia

Stablecoins e empresas: uma love story

Abr 14, 2026 Economia

Dívida das famílias atinge 49,7% da renda e limita…

Abr 13, 2026 Economia

Novas regras devem simplificar a regularização de…

Abr 10, 2026 Economia

CVM acolhe pedido da OnilX para definir que efeitos de…

Abr 09, 2026 Economia

IR 2026 já está em andamento: por que empresários no…

Abr 08, 2026 Economia

O que explica a alta da Bolsa mesmo com a guerra?

Abr 07, 2026 Economia

Faturamento alto e lucro baixo expõe falhas na gestão…

Abr 06, 2026 Economia

Homens devem 30% a mais que as mulheres , mostra índice

Abr 02, 2026 Economia

Compra do primeiro imóvel deve movimentar R$ 375…

Abr 01, 2026 Economia

Valorização de 6,52% em 2025, preço dos imóveis no…

Mar 31, 2026 Economia

Crédito com garantia de imóvel avança e atrai novos…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version