SEGS Portal Nacional

Economia

Desempenho econômico cai de novo, e vendas dos microempreendedores e autônomos pioram 11,5% em fevereiro

  • Segunda, 04 Abril 2022 09:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Atendimento SumUp
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

● Resultado ruim do ISM se deve, especialmente, à queda da renda real dos trabalhadores no ano passado, que é a menor da série histórica iniciada em 2012

● Estudo exclusivo da SumUp sobre o microempreendedorismo registrou queda consecutiva na atividade econômica, e performance já é pior que a de todos os meses do ano passado

Os microempreendedores e autônomos brasileiros seguem em um momento desafiador. As vendas do setor apresentaram uma queda de 11,5% em fevereiro, em comparação ao mês imediatamente anterior. Em comparação a fevereiro de 2021, a retração foi ainda maior, de 17,35%. Os dados são do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), um estudo exclusivo realizado pela empresa de tecnologia e serviços financeiros.

Em fevereiro de 2022, o ISM atingiu 61,68 pontos. É a segunda queda consecutiva do indicador. O resultado já é pior que o de todos os meses do ano passado.

“Os microempreendedores são essenciais para a retomada da economia, pois correspondem a mais de 24,5 milhões de pessoas, segundo o IBGE. O ISM mostra um retrato fiel da realidade econômica do País, pois reflete as relações de consumo das classes mais pobres, que são a maioria da população. Infelizmente, os negócios da base da pirâmide continuam a enfrentar um cenário difícil”, diz Carlos Grieco, diretor de Meios de Pagamento da SumUp.

Renan Pieri, professor da Fundação Getúlio Vargas e um dos responsáveis por formular o índice, aponta a queda da renda real dos trabalhadores no ano passado, que levou a uma diminuição no poder de compra dos brasileiros, como um dos catalisadores da queda do ISM de fevereiro.

“A renda real do brasileiro já é a menor aferida pela série histórica do IBGE, iniciada em 2012. Com os salários ‘rendendo menos’, as pessoas diminuem o consumo. Isso, naturalmente, afeta o varejo, que vende em menor quantidade e vê sua rentabilidade também diminuir. O recuo da renda média do trabalhador reflete diretamente na economia, e isso é o que mostra novamente o ISM desse mês", diz Pieri.

Produzido pela SumUp, fintech de meios de pagamento para micro e pequenos empreendedores, o ISM é construído com base em dados de negócios de profissionais informais, além de MEIs e microempresas de todos os estados brasileiros e de mais de 30 ramos de atividades distintos.

Como funciona o ISM

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da SumUp para o País, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira. O ISM é calculado a partir de um método estatístico robusto, mas simples, que permite explicar o desempenho do setor microvarejista.

O ISM considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do País e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processados pelos produtos e serviços da SumUp. O gráfico resultante permite entender o comportamento do mercado para microempreendedores no Brasil.

Sobre a SumUp

A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros. Sua visão é criar um mundo em que os micro e pequenos empreendedores possam conquistar o sucesso fazendo o que amam. A SumUp atende mais de 3,5 milhões de donos de pequenos negócios em mais de 30 mercados na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, com produtos e serviços criados sob medida para o segmento.

A fintech oferece soluções completas para seus clientes, como maquininhas de cartão, conta digital, links de pagamento, loja virtual, empréstimos e educação financeira. No Brasil, a SumUp está presente desde 2013, empregando 850 pessoas, sendo 59% mulheres e 28% LGBTQIAP+. Em março de 2021, a fintech anunciou um aporte de 225 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) na operação brasileira, a fim de expandir seus negócios e seguir empoderando microempreendedores do País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version