Fazenda Nacional prorroga prazo de formalizar acordos de pagamento de dívidas tributárias
Grandes acordos para o pagamento de dívidas tributárias podiam ser impensáveis na última década, quando o PIB brasileiro chegou a atingir os 7,5% ao ano. Mas a reboque da crise econômico-financeira agravada pela pandemia, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional tem adotado uma postura de maior flexibilidade de negociação com os contribuintes inscritos em dívida ativa, o que tem auxiliado milhares de empresas na renegociação de seus débitos, recuperação econômica e manutenção dos empregos.
Segundo dados veiculados pela PGFN no início de março, somente no ano passado foram realizados 981 mil acordos de transação tributária, a partir de portarias específicas para permitir a realização de acordos com vantagens para o contribuinte. Até agora, foram regularizados R$ 232,7 bilhões em débitos inscritos na dívida ativa.
Especialista em direito empresarial, o advogado Gustavo Matos, sócio da Matos Advogados - maior escritório especializado em recuperação judicial e reestruturação de passivos do Nordeste -, explica que buscar acordos de quitação de débitos tributários podem garantir até 100% de descontos em multas, juros e encargos, inclusive para as empresas em recuperação judicial.
O interesse de sentar à mesa e negociar é mútuo: tanto que a União prorrogou, até o dia 29 de abril, o prazo para adesão a diversas modalidades de acordos de transação oferecidos às empresas devedoras do Simples Nacional.
“Existem requisitos formais e legais, valores mínimos a serem transacionados, mas tudo dentro da boa-fé, da legalidade, para que as empresas possam efetuar uma boa negociação e preservar suas atividades”, explica Matos.
De acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, o mês de janeiro marcou 67 solicitações ante as 84 feitas em dezembro de 2021, um recuo de 20,2%. Na análise por porte, os micro e pequenos negócios tiveram o maior número de requisições (31, ante 67 em dezembro).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário