Venda direta ao consumidor final oferece novas perspectivas para indústrias
As vendas em Marketplace correspondem a quase 70% das transações realizadas pelo comércio eletrônico brasilerio desde 2019, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Essa onda foi impulsionada pela pandemia e tem motivado até mesmo o setor industrial a ingressar nessa modalidade de negociação. A startup curitibana Prioriza Web, acompanhou o movimento do mercado, totalizando no último ano mais de 28 mil pedidos nos principais canais de venda do Brasil, apoiando e aproveitando o potencial das indústrias.
“As indústrias têm competitividade e têm produtos, mas não conhecem nada desse tipo de venda. Nosso método ensina para que o cara da indústria entenda do que a gente está falando, ele é muito leigo, então como falar marketplace se ele nem entende o que é”, argumenta Diego Aguilera, CEO e fundador da Prioriza Web.
Entendendo essa realidade, a startup está ajudando na digitalização das indústrias com um método ímpar de atendimento em seis etapas para que as empresas se posicionem nos Marketplaces. Isso envolve uma consultoria de segmento; análise de portfólio de produtos; definição de modelo de negócio; catalogação de produtos; operação e sales report.
“Pegar o produto da indústria da competitividade porque é o primeiro elo da cadeia. Além disso, o marketplace é a maior dor desse setor porque não é o ‘core’ dele. A Prioriza vem para ser um operador dessas indústrias e elas não se preocupam com mais nada. A gente se torna o cliente dentro do marketplace porque essa é nossa expertise”, afirma.
Seguindo essa metodologia, a startup cresceu de forma rápida e no ano passado realizou mais de 28 mil pedidos. Hoje a empresa fatura em média R$ 320 mil, sendo que em 2021 o faturamento total foi de R$ 3,5 milhões.
O CEO conta que no processo, os empresários compreendem o funcionamento desse modelo de comércio eletrônico e como monetizar a operação. Enquanto isso, a startup fica responsável pelo operacional, como fazer fotos e vídeos, fazer descrição e ficha catalográfica das mercadorias, assim como pela separação, montagem da embalagem, envio para os clientes e troca e devolução dos itens. Sistema que ninguém oferece hoje em dia no Brasil, segundo Aguilera.
Experiência
Acostumado a fornecer somente para grandes indústrias, o empresário José Leonel Almeida Gonçalves viu um de seus produtos “reinar” em vários marketplaces durante a pandemia. A máscara N95/ PFF2 produzida pela Super Safety passou a ser encontrada em vários sites e ser comprada diretamente pelo consumidor.
Mesmo sendo a maior fabricante de EPI 's da América Latina, a SuperSafety não tinha nenhuma experiência no mercado B2C, mas figurou no e-commerce, fortalecendo as vendas sem afetar a logística da empresa. Estratégia que se tornou possível por causa de uma parceria com a startup PriorizaWeb, que viu um grande potencial de vendas nas plataformas on-line.
“Nós não temos interesse em vender no varejo, nosso foco é a indústria. Mas o futuro é a venda do fabricante direto para o consumidor, por isso, nós temos alguém que faz esse trabalho para a gente”, explica o empresário.
Hoje, a SuperSafety está entre os principais clientes da Prioriza Web. Seus produtos correspondem a 70% de todo volume operado pela Prioriza, que atua com empresas de segmentos em alta, como pet, saúde e esportes.
Estratégia
Com preços competitivos oferecidos pelo cliente, a startup consegue comercializar os produtos garantindo a lucratividade da empresa. Nesse modelo, a Prioriza Web recebe da indústria o produto a um valor fixo, e então determina o custo unitário do item e a margem de lucro, precificando corretamente.
“Tem optado por esse modelo até porque é muito difícil o cliente entender a composição de simulação de pricing que existe dentro do market. Muitos acreditam que é só pagar a comissão para a empresa de comércio eletrônico, mas tem um conjunto de informações a serem avaliadas, como cancelamento, avaria, trocas, atendimento”, comenta Aguilera.
Sobre a Prioriza Web
A Prioriza Web é uma startup curitibana focada na operação completa de vendas dentro do ecossistema dos marketplaces, ou seja, os maiores canais de varejo do Brasil. O foco principal são as indústrias e Importadores, justamente pela complexidade de entendimento de como operar no mundo online.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário