Brasil,

Banco Central divulga ata sobre aumento da Selic

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Schultz
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Em meio a um cenário conturbado internacional com a guerra entre Ucrânia e Rússia, o Copom divulgou nesta terça (22) a ata da última reunião realizada na semana passada, em que decidiu subir a Selic em 100 pontos. Com a elevação, a taxa passa a 11,75% ao ano, o maior patamar desde abril de 2017 quando estava em 12,25% ao ano.

João Beck, economista e sócio da BRA, acredita que a ata não trouxe novidades em relação ao comunicado, mas reforça os pontos já destacados como uma visão altista para inflação com as pressões da guerra, sinalizando uma inflação mais persistente do que o antecipado.

“O tom da ata continua considerando a atividade e o mercado de trabalho em processo de recuperação acima do esperado, ou seja, reforça os dados do PIB do quarto trimestre ao invés de considerar dados de prazos mais recentes de desaceleração da atividade. Mesmo assim, o tom é de que o Copom deve fazer mais uma alta de mesma magnitude, e que pode encerrar o ciclo já neste próximo encontro caso os dados indiquem um processo inflacionário semelhante ao cenário alternativo projetado”, explica.

Com a Selic a 11,75%, a renda fixa fica ainda mais atrativa ao oferecer taxas altas de rentabilidade. Neste momento, segundo Rob Correa, analista de investimentos CNPI e autor do livro “Guia do Investidor de Sucesso no Longo Prazo”, as melhores opções de investimento estão nos investimentos de renda fixa pós fixados (Tesouro SELIC e CDBs), para os investidores que possuem objetivos de curto prazo e não querem ver grandes oscilações patrimoniais.

“Com a SELIC encaminhando para a casa dos 12%, com perspectivas de alcançar o máximo de 13% em 2022, os Títulos do Tesouro SELIC acabam sendo os mais indicados para quem não quer correr o risco de marcação à mercado nos Pré Fixados, já que toda vez que a taxa de juros sobe, os prefixados caem”, diz.

Leandro Vasconcellos, CFP®️, Head da mesa de alocação Alta Renda e sócio da BRA, destaca ainda a indústria de fundos multimercados como boa opção de investimento nesse momento. “Existe um seleto grupo de bons gestores globais que são bastante habilidosos em capturar movimentos de preços globalmente. Nós temos notado o bom desempenho de algumas gestoras com esse perfil e essa tendência deve se manter daqui para frente”, complementa.

Segundo Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, o cenário atual é de forte volatilidade em que a maior dúvida do mercado é onde vai parar a Selic no fim de 2023. “Os números de inflação vem piorando e aumentando a expectativa de elevação de juros nessa curva. O mercado tem medo do que pode acontecer com a alta de juros no curto prazo, mas entende que inflação vai convergir para meta e cair futuramente. Por isso, a maior oportunidade é em aplicações de curto prazo com taxas mais altas”, afirma.

“Pessoas que podem se planejar no longo prazo podem aplicar em títulos IPCA +, que estão com taxas próximas a 6%. Então, se o investidor puder esperar e alongar aplicações que não precisar sacar antes do vencimento, pode aproveitar para alongar e ter tranquilidade maior no longo prazo”, comenta Jansen.

Ao longo de 2022, de acordo com Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, a expectativa de uma redução nos juros ao longo do ano está ficando cada vez mais no retrovisor.

“Como toda política de ajuste de juros tem seus reflexos efetivos normalmente após seis meses da mudança de taxas, os bancos centrais vão ter que continuar acelerando as altas até que um cenário de estabilidade econômica se apresente e uma nova política de ‘menos juros’ rumo ao crescimento possa ser adotada”, afirma Idean.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar