SEGS Portal Nacional

Economia

Gastos para conter corrosão do aço impactam 4% do PIB brasileiro

  • Terça, 22 Março 2022 10:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudio Carneiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Alternativa econômica é a tecnologia de passivação eletrônica, que reduz em até dois terços os investimentos na proteção de estruturas metálicas contra a corrosão

Relatório da International Zinc Association (IZA), em parceria com a USP, aponta que no Brasil são gastos anualmente R$ 290 bilhões – o equivalente a 4% do PIB – para conter a deterioração do aço e promover a manutenção nas inúmeras atividades econômicas, como o comércio, o setor de atacado e varejista, shopping centers e espaços de armazenamento de estoques, equipamentos e bens, por exemplo.

No cenário internacional, até 5% do PIB dos países são consumidos pelo combate à corrosão do aço nas atividades econômicas – o equivalente a 30% da produção mundial de ferro e aço, revela estudo da empresa norte-americana CCTechnologies.

Gerente executivo do Instituto Brasileiro de Metais Não-Ferrosos, Ricardo Suplicy de Araújo Góes confirma que “em um país como o Brasil, com extensão litorânea de mais de 7 mil Km, o impacto é bastante significativo”. O País sofre abalo cerca de 150 vezes superior em sua região litorânea ou se comparado com países sem contato com o mar.

Tecnologias evitam a corrosão

Novas tecnologias têm sido desenvolvidas para a proteção de estruturas metálicas contra a corrosão. Entre elas, o processo de passivação eletrônica destaca-se pela eficiência e a boa relação custo/benefício. Empresa brasileira dedicada exclusivamente a esta atividade, a Passivar (www.passivar.com.br) utiliza um pequeno aparelho que emite sinais elétricos para proteger uma área de até 40 m² de aço (por equipamento), com o bloqueio, em definitivo, dos efeitos corrosivos.

Do tamanho de uma embalagem de telefone celular, o Anodo Passivar neutraliza eletronicamente a ação corrosiva e pode ser monitorado a distância. Independentemente da estrutura de aço a ser protegida, a economia com este processo chega a 65% em relação às demais tecnologias e processos tradicionais que requerem ainda o descarte de embalagens ou latas de diversos produtos – como tinta e poluentes que podem provocar vazamentos.

Ricardo Suplicy lembra ainda os municípios no País que ocupam as faixas de litoral. “Estes concentram 95% PIB, e mais de 70% da população brasileira vivem em cidades a até 200 km da praia”. Suplicy prega que todas as obras expostas deveriam ter sistemas de proteção mais eficientes e que “a tomada de preço das obras públicas deveria considerar não apenas o investimento inicial, mas também a durabilidade e o ganho de investimento ao longo do tempo”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Mar 09, 2026 Economia

Na hora de escolher o imóvel, a palavra final é delas

Mar 06, 2026 Economia

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda…

Mar 05, 2026 Economia

Ano eleitoral pede planejamento financeiro rigoroso e…

Mar 04, 2026 Economia

Custos invisíveis de produção desafiam rentabilidade da…

Mar 03, 2026 Economia

Recuperação judicial é alternativa estratégica para o…

Mar 02, 2026 Economia

A Reforma Tributária e as negociações sindicais: como…

Fev 27, 2026 Economia

Malha fina: veja os erros mais comuns no Imposto de…

Fev 27, 2026 Economia

Pagamento por Pix no ponto de venda: praticidade no…

Fev 26, 2026 Economia

Tarifaço global entra em 2026, pressiona o comércio…

Fev 25, 2026 Economia

Queda de 1 ponto no juro do financiamento imobiliário…

Fev 24, 2026 Economia

Planejamento tributário inadequado aumenta riscos e…

Fev 23, 2026 Economia

Você sabe como fica a rotina do empreendedor com a…

Fev 20, 2026 Economia

Da teoria à prática: como a Reforma Tributária deve…

Fev 19, 2026 Economia

Mercado de financiamento de litígios chega a US$ 20…

Fev 18, 2026 Economia

Reforma Tributária muda regras do aluguel e aumenta…

Fev 13, 2026 Economia

Planejamento financeiro é estratégia indispensável para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version