Brasil,

Redução gradual do IOF como medida para futura adesão do Brasil a OCDE

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Zeferino
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

O presidente Jair Bolsonaro assinou no dia 15 de março decreto que prevê a redução escalonada do Imposto sobre Operações Financeiras – IOF nas operações de câmbio, que será diminuído em etapas, até zerar em 2028.

Com a extinção do imposto, a partir de 2029, a Receita Federal estima uma redução de arrecadação de R$ 7 bilhões por ano nos cofres públicos.

Para a diminuição do impacto fiscal da medida, a redução das alíquotas será feita de formal gradual. Como exemplo, os empréstimos de curto prazo obtidos no exterior, taxados em 6%, terão a cobrança zerada imediatamente.

“A extinção do IOF é uma das exigências para que o Brasil possa integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, através da adesão aos Códigos de Liberação de Movimentação de Capitais e de Operações Invisíveis da organização”, acrescenta o advogado Giacomo Guarnera, sócio da Guarnera Advogados.

Para o especialista, que atua na área de consultoria jurídica internacional há mais de 30 anos, do ponto de vista econômico, o ingresso do Brasil no bloco é de grande importância para o mercado internacional de negócios.

Para se tornar membro da OCDE, é necessário cumprir uma série de medidas econômicas liberais, como o controle financeiro e fiscal. A OCDE aprovou o convite para que o Brasil desse início ao processo de adesão ao bloco em janeiro/2022.

“Historicamente, o ingresso de países na OCDE é formalizado de três a quatro anos após o convite de entrada. O Brasil, no entanto, quer reduzir esse prazo ao máximo e deve trabalhar para atingir alinhamento completo com a entidade antes de 2025”.

A OCDE tem 251 instrumentos normativos, o Brasil já aderiu a 104 deles e essa adesão se destaca de outros parceiros, também convidados a participar da organização como Argentina, que aderiu a 51 instrumentos, a Romênia com 53, o Peru com 45, a Bulgária com 32 e a Croácia com 28.

Fazer parte deste organismo internacional demonstra a maturidade do País em sua abertura para uma economia de mercado. Com a formalização do ingresso, a nossa expectativa é que o Brasil tenha melhor e maior visibilidade no mercado internacional.

Por se tratar de decreto presidencial, a medida não necessita de aprovação do Congresso, e já tem validade a partir da data de publicação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar