SEGS Portal Nacional

Economia

Diário Econômico - Banco Original (Copom, ciclo de juros, IBC-Br, petróleo)

  • Sexta, 18 Março 2022 10:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julia Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Diário Econômico

Com o foco do mercado sobre a decisão do Copom, o Diário de hoje discute o tom do comunicado e as expectativas com relação ao ciclo de juros, que parecem girar em torno do comportamento do barril de petróleo dentro dos cenários de inflação. Destaque adicional para a divulgação do IBC-Br, proxy do Banco Central para o PIB.

Comentário Original

Marco A. Caruso | Lisandra Barbero | Eduardo Vilarim

Mercados. Mercados locais repercutem fundamentalmente a decisão e as sinalizações do Copom de ontem. A alta de 1 ponto percentual (para 11,75% ao ano) não foi novidade para o consenso, mas, como desconfiávamos, há muito o que digerir do comunicado. A dificuldade imposta pela alta volatilidade do cenário macro reflete na dificuldade do colegiado de ser inteligível na sua comunicação.

O comitê foi explícito na intenção de subir a taxa novamente em 1 p.p. em maio, pouco acima do esperado pelo mercado. Tirando isso, a nossa leitura para o restante foi de que a inclinação do Copom é de não entregar toda a alta apreçada pela curva de juros. de fato, vemos nessa manhã queda nos juros futuros, especialmente nos vencimentos mais curtos. Na mesma linha, o real perde espaço contra o dólar enquanto a bolsa valoriza.

Um ponto ainda merece atenção. Os cenários de inflação traçados pelo BC parecem depender essencialmente do comportamento do petróleo. No cenário em que a commodity fica em US$ 100/barril, seu IPCA de 2023 ficaria em 3,10% e, portanto, abaixo da sua meta para o próximo ano (3,25%). Já no cenário em que o petróleo negocia acima disso, seu modelo tem IPCA atingindo 7,1% este ano e 3,4% em 2023. A correlação da curva de juros com o Brent, que se fortaleceu com o conflito na Ucrânia, pode ficar ainda mais alta.

Dado o ambiente de alta volatilidade e o natural “ajuste fino” de final de ciclo, preferimos aguardar a Ata dessa reunião para, eventualmente, alterar o nosso cenário. Hoje, esperamos uma Selic de 13,00% para o final de 2022. A própria postura do Fed ontem demanda cautela. O início do ciclo de alta por lá foi acompanhado de projeções de juros ainda mais altas para os próximos anos (acima no precificado pelos analistas) e de sinais de que a redução do seu balanço é iminente. O cenário externo segue ganhando contornos mais complexos.

IOF. O governo vai cortar em 0,38% a alíquota do IOF no crédito de micro, pequenas e médias empresas. Segundo o assessor do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, a medida faz parte de um “conjunto de fortalecimento da base econômica do Brasil” e é uma forma de diminuir o impacto dos juros elevados sobre o crédito. Avalia-se, também, se o corte de 0,38% poderá ser estendido às Empresas Simples de Crédito.

Atividade. O IBC-Br, conhecido informalmente como proxy, contraiu 0,99% em janeiro, em série já dessazonalizada. O resultado veio bem abaixo tanto das nossas expectativas (-0,3%) quanto do consenso do mercado (-0,2%) e foi influenciado pela queda das três principais atividades: indústria, varejo e serviços.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version