SEGS Portal Nacional

Economia

Crédito e desburocratização são pautas prioritárias para secretaria do Ministério da Economia

  • Quinta, 17 Março 2022 09:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Daniella Marques afirmou, em café da manhã com Sebrae e parlamentares, que os Pequenos Negócios impactam diretamente no movimento de retomada do crescimento brasileiro

O incentivo à concessão de crédito para os micro e pequenos negócios foi defendido como pauta prioritária para retomada a do crescimento do país, por Daniella Marques, secretária Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec). Representando o Ministério da Economia, a secretária participou do evento realizado pelo Sebrae, na manhã desta quarta-feira (16/3), para debater junto aos parlamentares do Espírito Santo as principais medidas que podem beneficiar as micro e pequenas empresas.

De acordo com Daniella Marques, a desburocratização do ambiente de negócios, a liberdade econômica e o incentivo ao crédito para empresas menores devem ser compromissos permanentes. “Não é agenda de um governo, nem de um ou outro partido. Temos que assegurar que seja uma agenda de Estado. Dar condições para o empreendedor operar é a nossa prioridade”, afirmou.

Segundo Daniella, o ministro Paulo Guedes recomendou atenção especial aos micro e pequenos negócios. “Eles movimentam a economia, geram empregos, impulsionam o crescimento do PIB”, acrescentou, ao fazer referência ao último resultado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou que o Brasil recuperou o crescimento em 2021, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 4,6%, maior índice em dez anos.

A prorrogação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) por mais dois anos foi destacada pela secretária, como umas das ações do governo para enfrentar a crise causada pela pandemia. “A expectativa é injetar mais R$ 100 bilhões em empréstimos para as micro e pequenas empresas. Foram iniciativas como essa que não deixaram o país parar”, destacou Daniella.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, reforçou o posicionamento da secretária, afirmando que fortalecer os empreendedores significa impulsionar a economia brasileira. “O papel da micro e pequena empresa é fundamental para o país. Nós entendemos e defendemos isso. Há vinte e poucos anos, nos demos conta de que sem agricultura pujante e sem a micro e pequena empresa forte, nós não prosperaríamos. Nesse contexto, criamos a Lei Geral das Micro e Pequena Empresas que completou recentemente quinze anos”, relembrou.

Melles destacou a relevância do trabalho feito pelo Sebrae, em união com o Executivo e Legislativo. Segundo ele, essa atuação tem resultado em ações como a criação do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), o Pronampe, o Auxílio Brasil, bem como projetos de lei que garantem mais liberdades aos Microempreendedores Individuais (MEI), o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos do Simples Nacional (Relp), entre outras. “Com ajuda de todos vocês que estão aqui, o Sebrae faz um papel transformador na vida dos empreendedores. Assim, fortalecemos a pequena empresa, geramos mais emprego, aumentamos o recolhimento das prefeituras e estados, impactamos a economia nacional”, pontuou.

Parlamento

O deputado federal Evair de Melo (PP) observou as diversas ações do governo para sustentar o empreendedorismo: “Se o Brasil está de pé nesse momento, se deve ao esforço do governo federal. Inclusive, em algumas operações, o governo pagou a diferença para manter essas empresas de pé. Não temos vergonha em admitir que são as empresas que mantém esse país. O auxílio emergencial permitiu que muitos pequenos negócios ficassem com as portas abertas”, disse. O deputado elogiou ainda a criação do Pix, meio de pagamento instantâneo e digital criado pelo Banco Central. “Movimenta milhões e facilita muito a vida dos empresários”, destacou.

A questão da logística no estado do Espírito Santo, assim como em todo Brasil, foi levantada pelo deputado Ted Conti (PSB). De acordo com o parlamentar, o país precisa investir na criação de uma malha ferroviária para facilitar o escoamento da produção. “Temos que deixar de ser apenas exportadores de commodities e fortalecer nossa indústria. Agradeço a oportunidade do Sebrae, que é um parceiro, no sentido de debater e pensar em melhores políticas públicas”, afirmou.

O encontro reuniu mais de dez parlamentares que representam o Espírito Santo, representantes e dirigentes do Sebrae Nacional e do próprio estado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version