Brasil,

Brasil Pra Elas incentiva empreendedorismo feminino, acesso a crédito assistido e capacitações direcionadas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Parceria do governo federal e Sebrae prevê aval de até 80% em empréstimos para empresas com mulheres em seu quadro societário

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o governo federal lançou, nesta terça-feira (8), o projeto Brasil Pra Elas, iniciativa com apoio do Sebrae que conta com diversas frentes de atuação para incentivar o empreendedorismo feminino. Entre os principais objetivos estão a promoção de um ambiente favorável às mulheres nos negócios, tais como acesso ao crédito, à informação, à capacitação, à independência financeira, à rede de apoio para jornadas duplas, entre outros.

Além do Sebrae, o Brasil Pra Elas vai reunir ministérios, bancos públicos e de desenvolvimento – como Caixa, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste –, que vão atuar nos pontos que dificultam a entrada e a permanência das mulheres no mercado empreendedor. Estão previstas ações como a nacionalização do programa Sebrae Delas, focado na capacitação e no fortalecimento de mulheres empreendedoras; incentivos para acesso ao crédito com foco nas empresas com mulheres em seu quadro societário, com 80% de aval no Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e crédito assistido; realização de caravanas por todo o Brasil para criar uma rede de apoio nos estados e municípios.

Durante a cerimônia de celebração, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro relembrou a história de sua mãe que, mesmo com sete filhos, conseguiu empreender e se tornou referência na família. “Assim como milhares de brasileiras, era empreendedora, vendia bolos e balas de coco. Quando havia festa de casamento na cidade, seu nome era sempre lembrado”, comentou. Além de destacar a força do empreendedorismo feminino, Bolsonaro disse que seu governo é focado em combater violências de gênero e criar condições de desenvolvimento econômico.

A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Daniella Marques, explicou que o Brasil Pra Elas é a consolidação de uma estratégia nacional para impulsionar o desenvolvimento social e econômico do público feminino. “É a união de vários ministérios, governo, bancos e instituições como o Sebrae, que já fazem programas semelhantes, como o Sebrae Delas, para criar condições para mais mulheres empreenderem”, declarou. “Trabalhamos uma política de ponta a ponta, entendendo os problemas de perto. Por exemplo, hoje, somente 20% do público que pega crédito nos bancos é feminino. Vamos melhorar esse percentual. Juntos, podemos fazer a diferença”, completou.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os números do empreendedorismo feminino são significativos, mas podem se tornar ainda melhores com políticas públicas direcionadas. “De cada dez negócios no Brasil, três são liderados por mulheres. Quando tratamos de Microempreendedores Individuais (MEI), a participação chega a 48%. Temos mais de 30 milhões de empreendedoras”, observou.

Para Melles, ações como o Sebrae Delas, que já atendeu, desde 2019, mais de 50 mil mulheres com cursos, mentorias e capacitações customizadas – que consideram os obstáculos culturais enfrentados por esse público – voltadas a impulsionar negócios femininos, são o caminho para fomentar um ambiente de negócios mais igualitário. “Não falta competência às mulheres para empreender, o problema é que sobram barreiras culturais, que vêm de estereótipos enraizados na nossa cultura. A boa notícia é que cultura a gente muda com diálogo e políticas públicas”, argumentou.

Avanços

A primeira-dama Michele Bolsonaro acrescentou que a gestão atual registrou um aumento da participação das mulheres em diversos setores da sociedade. “Com o governo do meu esposo, o presidente mais cor de rosa do Brasil, o país tem uma ministra que cuida da mulher indígena, com deficiência, da quilombola, da cigana, da rural, com doença rara, da mãe, cuidadora, imigrante, refugiada, escalpelada, albina, da com nanismo e de todas as mulheres”, afirmou.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, reforçou todos os projetos de lei aprovados por Bolsonaro em defesa da mulher. “É um governo cor de rosa. Foram mais de 30 leis para proteção, promoção e defesa das mulheres. Entregamos o plano nacional de enfrentamento ao feminicídio, que combate as violências sofridas por mulheres, entre outras ações”, pontuou. Conheça o portal Brasil Pra Elas aqui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar