Brasil,

Vacância cai, e expectativa é de aquecimento do mercado de escritórios de alto padrão em 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Quintas
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Absorção líquida em São Paulo registrou índice positivo pela primeira vez no 4º trimestre de 2021

A taxa de vacância dos escritórios de alto padrão em São Paulo caiu 0,06 p.p. no 4º trimestre de 2021, atingindo índice de 25,3%. A absorção líquida teve o primeiro resultado positivo no ano, com 20 mil m² registrados, aponta o estudo First Look da JLL.

O destaque fica por conta de regiões que, mesmo com novo estoque entregue, registraram bom volume de negociações e índice positivo de absorção líquida, como Berrini/Chucri e Paulista. Nesta última, o empreendimento Torre Alameda Santos, com mais de 8 mil m², foi entregue 100% locado. Para Yara Matsuyama, diretora de Locação de Escritórios da JLL, o comportamento na Berrini/Chucri é um sinal positivo para o mercado. “Mesmo com entrega de estoque e histórico elevado de vacância, conseguimos perceber retração no índice, o que mostra aquecimento das negociações”, esclarece.

A Faria Lima, termômetro do mercado imobiliário corporativo de alto padrão na cidade, também figura com taxas positivas. A vacância já dá sinais de retrocesso, chegando novamente a 15%. A boa performance da região, que concentra setores que continuaram crescendo durante a pandemia – financeiro, serviços digitais e tecnologia – deve impulsionar as redondezas. “Vila Olímpia, JK e Itaim ainda registraram devoluções, porque possuem contratos com um prazo de aviso prévio mais longo, concretizando essas operações somente agora. Com a Faria Lima sendo absorvida, a tendência é que o entorno se beneficie, já que a demanda por esses espaços deve crescer”, explica a executiva.

Perspectivas 2022

A estimativa é que, neste ano, as devoluções de escritórios aconteçam de forma pontual e a demanda por novos espaços volte a acontecer gradativamente, de forma cautelosa, mas em consonância com o retorno das equipes para os escritórios. Para Yara, a vivência do modelo híbrido pelas empresas vai mostrar as reais necessidades de cada corporação. “Aquilo que foi projetado e estimado durante a pandemia será experienciado, fortalecendo o papel do escritório no dia a dia dos colaboradores”, afirma.

Acesse aqui o First Look Escritórios - SP referente ao 4º trimestre de 2021.

Sobre a JLL

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 16,6 bilhões, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de mais de 95 mil pessoas em todo o mundo (em 30 de setembro de 2021). JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated.

No Brasil desde 1996, a JLL tem sede em São Paulo e escritório regional no Rio de Janeiro, contando com uma equipe de cerca de 900 profissionais prontos para atuar em todo o País. Nosso portfólio de serviços no Brasil oferece: Locação | Aquisição e Vendas | Consultoria e Avaliação | Gerenciamento de Propriedades | Gerenciamento de Facilities | Engenharia e Manutenção Predial | Projetos e Obras | Design & Build. Setores de atuação: Escritório | Industrial | Varejo | Hotel | Healthcare | Educação | Data Center | Life Sciences.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar