Leite apresenta deflação de até 2% em 2021
Levantamento da APAS revela que estabilidade no preço internacional das commodities no 4º trimestre de 2021 resultou na queda do preço do leite no mercado interno
A cesta de leites (longa vida, tipo B, especiais) registrou deflação de 2,46% em dezembro e de 1,96% no acumulado do ano, com destaque para o leite tipo longa vida, com queda de 2,48% em dezembro e de 2,01% em 2021. O estudo foi realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), com base no Índice de Preços dos Supermercados, que acompanha variações relativas aos preços praticados no setor supermercadista.
A redução no custo das commodities e o aumento das pastagens em muitas regiões produtoras influenciaram no resultado. Apesar dessas boas condições, o alto preço dos combustíveis é um fator que encarece o custo logístico da operação.
Em relação ao leite em pó, o cenário favorável para exportação reduziu a oferta interna do produto, o que levou à elevação de 0,42% no valor comercializado em dezembro e de 2,72% no ano. O volume total exportado em 2021 atingiu a marca de 5.768.067 (Kg) contra 1.222.224 (Kg) em 2020, incremento de 371%.
Quanto aos derivados do leite, a alta dos combustíveis e o crescente custo da energia elétrica afetaram a cadeia produtiva, gerando inflação de 1,01% em dezembro, total de 15,54% no acumulado do ano. Dentre os queijos, que tiveram seus preços pressionados desde o início de 2021 devido ao aumento do ICMS no produto decretado pelo Governo do Estado de São Paulo, o queijo muçarela foi o item que sofreu o menor aumento nessa categoria: 0,28% em dezembro e 2,90% no acumulado do ano.
“O preço do leite apresentou um comportamento favorável no fechamento de 2021, mas existe uma tendência de elevação futura. O final do primeiro trimestre marca a transição da entressafra na produção leiteira, sobretudo na região sul do país, geralmente a primeira a manifestar alteração na pastagem”, explica Diego Pereira, economista da APAS.
Sobre a APAS – Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.505 supermercados associados que somam 4.315 lojas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário