Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Impacto do Pix em 2021 e expectativas para 2022

As transações econômicas, que até pouco tempo eram feitas predominantemente com o dinheiro impresso, passaram por uma grande transformação com a popularização da internet, possibilitando que os cartões tomassem conta.

O lançamento do novo formato de transferência, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil (BC) em novembro de 2020, tem mostrado um crescimento significativo, batendo recordes de utilização mês a mês.

Segundo o BC, após um ano do Pix, 45 milhões de pessoas foram incluídas no sistema de pagamentos digitais. É o contingente daqueles que não haviam feito TED nos 12 meses anteriores ao lançamento e que realizou ao menos um pagamento por meio da nova ferramenta.

Desde que o sistema de pagamentos instantâneos foi lançado, as transações vêm se aproximando do uso de cartões. Nos últimos meses de 2020, elas representavam 6,1% e 5,1% das transações via crédito e débito. No terceiro trimestre de 2021, estavam em 86,8% e 82,2%, respectivamente.

“Nesse sentido, espera-se um crescimento do Pix em 2022, tendo em vista que boa parte dos usuários já estão habituados com o sistema. Para o comércio há certas vantagens, tanto na agilidade sobre o recebimento do pagamento, como na ausência de custos, o que ocorre na maioria das transações feitas com cartão de crédito e débito, possibilitando até descontos para clientes”, destaca Roque Camargo, economista da Associação Comercial de Sorocaba.

O especialista ressalta ainda que, com o aumento significativo do Pix, também ocorreu um maior volume de golpes. “O que mostra a importância de políticas que visam orientar a população para práticas preventivas. No entanto, os benefícios do sistema ainda superam de longe os problemas”, finaliza.

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo