SEGS Portal Nacional

Economia

Aporte financeiro de incentivo social da HELM do Brasil vai beneficiar o Centro Cultural Castrolanda, no Paraná

  • Sexta, 28 Janeiro 2022 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Centro Cultural Castrolanda reúne dois prédios: o Memorial da Imigração Holandesa e o Museu Histórico de Castrolanda que divulga e preserva as tradições e cultura holandesas

Como forma de contribuir para manter viva a história e a cultura da imigração holandesa na colônia de Castrolanda, em Castro (PR), a HELM do Brasil realiza aporte financeiro, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), em benefício do Centro Cultural Castrolanda. A ação social é fruto da parceria entre a empresa e a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial.

“A parceria é uma ação em conjunto entre a HELM do Brasil e a Cooperativa Castrolanda e, além de estarmos juntos no nosso negócio, é uma oportunidade de contribuir na vida cultural da região e da comunidade local, cooperando para a realização das atividades sociais, além da preservação da história e, claro, o de fomentar a agricultura que é o que une essa realidade”, avalia o vice-presidente sênior Crop Protection da HELM do Brasil, Sebastian Lüth.

O Centro Cultural Castrolanda reúne dois prédios: o Memorial da Imigração Holandesa inaugurado em 2001 e o Museu Histórico de Castrolanda, fundado em 2016. Juntos, formam um complexo que reúne espaços de cultura e memória da comunidade. Um dos principais objetivos do centro é o de preservar e divulgar a trajetória histórica e o patrimônio cultural da imigração holandesa em Castrolanda, mantendo as suas tradições.

O Memorial da Imigração Holandesa reúne a biblioteca da comunidade, além do moinho “O Imigrante”, uma réplica do moinho “Woldzigt”, na Holanda. Com as pás de envergadura de 26 metros, é considerado um dos maiores moinhos de vento do mundo.

A sede do Museu Histórico de Castrolanda representa um “boerderij” (casa de fazenda) característico da região nordeste da Holanda, local onde a maioria dos imigrantes partiu. A construção engloba dois elementos essenciais da vida campesina, a residência e o ambiente de trabalho do camponês. Na parte posterior da construção, encontram-se espaços originalmente usados como estábulo de animais, depósito de provisões, maquinários e ferramentas.

“O nosso trabalho só é possível por meio dos incentivos fiscais. A parceria da HELM do Brasil, além de nos ajudar com a nossa missão, que é a de resgatar e preservar a história da imigração holandesa no país, demonstra que temos feito um trabalho sério, duradouro e com bons resultados”, avalia o coordenador geral da Casa de Cultura Castrolanda, Rafael Rabbers.

Parceiros

A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial é uma aliada do Centro Cultural Castrolanda com parcerias em prol da comunidade e da preservação da cultura holandesa na colônia. “A Cooperativa Castrolanda está sempre preocupada em manter viva a história da imigração holandesa na nossa região. Desta forma, agradecemos a HELM do Brasil por esse apoio muito importante para nossa comunidade”, afirma o presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bouwman.

A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial conta com unidades de negócios divididas em Operações (agrícola, carnes, leite, batata e administração) e Industrial (carnes, leite e batata). A cooperativa conta com 3.614 colaboradores, 1.053 cooperados e um faturamento de R$ 4,5 bilhões.

Sobre a HELM

A HELM é uma empresa familiar com atuação global, sediada em Hamburgo, na Alemanha, com mais de 120 anos de atuação no mercado especializado em produtos químicos, produtos para indústria farmacêutica, fertilizantes e defensivos agrícolas. Atua em 30 países e conta com mais de 100 subsidiárias, escritórios de vendas e 1.500 funcionários.

No Brasil, a HELM atua com importação e exportação há mais de 45 anos, comercializando soluções em proteção de cultivos para o produtor rural, desempenhando um papel relevante no mercado brasileiro. Sempre contando com fornecedores certificados e com processos produtivos com qualidade atestada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Mar 10, 2026 Economia

Renda passiva com imóveis exige conta fechada e não…

Mar 09, 2026 Economia

Na hora de escolher o imóvel, a palavra final é delas

Mar 06, 2026 Economia

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda…

Mar 05, 2026 Economia

Ano eleitoral pede planejamento financeiro rigoroso e…

Mar 04, 2026 Economia

Custos invisíveis de produção desafiam rentabilidade da…

Mar 03, 2026 Economia

Recuperação judicial é alternativa estratégica para o…

Mar 02, 2026 Economia

A Reforma Tributária e as negociações sindicais: como…

Fev 27, 2026 Economia

Malha fina: veja os erros mais comuns no Imposto de…

Fev 27, 2026 Economia

Pagamento por Pix no ponto de venda: praticidade no…

Fev 26, 2026 Economia

Tarifaço global entra em 2026, pressiona o comércio…

Fev 25, 2026 Economia

Queda de 1 ponto no juro do financiamento imobiliário…

Fev 24, 2026 Economia

Planejamento tributário inadequado aumenta riscos e…

Fev 23, 2026 Economia

Você sabe como fica a rotina do empreendedor com a…

Fev 20, 2026 Economia

Da teoria à prática: como a Reforma Tributária deve…

Fev 19, 2026 Economia

Mercado de financiamento de litígios chega a US$ 20…

Fev 18, 2026 Economia

Reforma Tributária muda regras do aluguel e aumenta…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version