Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como evitar futuras dívidas com o cartão de crédito

Foto de RODNAE Productions no Pexels Foto de RODNAE Productions no Pexels

Prática de emprestar o cartão é uma das principais responsáveis pelo endividamento dos consumidores

A inadimplência no Brasil está elevada e o cartão de crédito segue como a principal dívida entre os consumidores. De acordo com levantamento do Estudo do Endividamento 2021, realizado pela empresa de pesquisa de mercado Opinion Box e pela Serasa, as dívidas com esse meio de pagamento são predominantes para 53% dos brasileiros. Diversas práticas adotadas com frequência pelos consumidores acabam contribuindo para esse cenário, uma das mais comuns é o ato de emprestar o cartão para alguém, o que parece inofensivo mas pode se transformar em uma grande dor de cabeça para o titular.

Emprestar o nome para obter crédito ou um cartão com saldo positivo é uma prática recorrente para uma parcela da população, mas pode ser mais desvantajoso do que entregar a quantia em espécie para o amigo ou familiar. “A prática de emprestar o cartão de crédito, por exemplo, é muito comum e parece inofensiva, mas pode trazer inúmeros problemas para o dono do cartão que vão além do risco de perder o dinheiro, como ter o nome negativado, ficar sem limite no cartão e estremecer o relacionamento entre as partes”, explica Andrea Avedissian, brand manager da Zippi, fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, realizada em parceria com SPC Brasil e divulgada em outubro de 2021, 29% dos consumidores fizeram compras com cheque, cartão de crédito, crediário, empréstimo ou financiamento utilizando o nome de outra pessoa nos doze meses anteriores ao levantamento. Além disso, 12% dos que emprestaram o nome acabaram ficando negativados porque o familiar ou amigo não pagou as parcelas.

Com essas desvantagens, o mais sensato para as suas finanças é realmente negar o pedido. Entretanto, isso não quer dizer que você deva simplesmente virar as costas para esse amigo ou familiar. “O ideal é tentar ajudar a pessoa a enxergar melhor a situação em que ela se encontra e a real necessidade do empréstimo, mostrando as possíveis consequências. Também é interessante tentar ser criativo para buscar alternativas para auxiliar a pessoa a se organizar e conseguir levantar a quantia necessária”, orienta a especialista.

Sobre a Zippi

A Zippi é uma fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos. O objetivo da empresa é ser o ponto de apoio para esse trabalhador, proporcionando maior controle financeiro, menores taxas e um prazo de pagamento de fatura que acompanha o seu fluxo de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo