Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

IGMI-R ABECIP registra primeira sequência de dois anos consecutivos de ganhos reais dos preços dos imóveis residencias

O IGMI-R/ABECIP cresceu 1,25% em dezembro, acumulando ao longo de 2021 uma elevação de 16,25%. Desde o início da série histórica do indicador, essa é a primeira sequência de dois anos consecutivos de ganhos reais dos preços dos imóveis residenciais, tomando por base o IPCA/IBGE. O gráfico abaixo mostra a evolução mensal dos resultados acumulados em 12 meses do IGMI R/ABECIP e do IPCA.

O início da série é marcado pelo ajuste de preços dos imóveis residenciais abaixo das variações do IPCA, na esteira da recessão iniciada em 2014. A recuperação gradual dos valores nominais iniciada em 2018 termina com perdas reais praticamente nulas ao final de 2019. Os ganhos reais a partir de 2020 diminuem de ritmo com a recessão causada pela pandemia e a elevação do IPCA, mas são retomados ao longo de 2021.

Esse desempenho do IGMI-R/ABECIP nacional é marcado por uma considerável heterogeneidade entre as 10 capitais analisadas pelo indicador, como pode ser visto na tabela abaixo.

O gráfico abaixo permite a visualização das variações anuais dos preços dos imóveis residenciais no resultado nacional e em cada uma das 10 capitais, e sua comparação com as elevações do IPCA acumuladas ao final de cada ano.

O destaque regional da recuperação dos preços dos imóveis residenciais durante todo o período foi São Paulo, única entre as capitais a apresentar ganhos reais já em 2019. Enquanto São Paulo manteve esse papel de destaque em 2021, apenas três entre as dez capitais tiveram variações inferiores ao IPCA no ano: Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, que mesmo assim vêm acompanhando a tendência geral de elevação dos preços nominais dos imóveis residenciais nos últimos três anos.

As incertezas relativas ao quadro geral de atividade econômica em 2022 estão refletidas na volatilidade de uma série de indicadores. No caso específico do mercado imobiliário residencial, tomando por base as percepções dos empresários do setor captadas na Sondagem da Construção Civil do IBRE/FGV, os itens Demanda Prevista e Tendência dos negócios voltaram a oscilar positivamente em dezembro, após quedas significativas em novembro, como mostra o gráfico abaixo.

Apesar da nova onda da pandemia, a atividade econômica tem mostrado capacidade de adaptação, ao contrário do contexto da onda anterior, antes do início do processo de imunização. Em contrapartida, a lenta recuperação da massa salarial real e o encarecimento do crédito decorrente da dinâmica da política monetária continuam impondo desafios ao ambiente dos investimentos em geral e à evolução dos preços das edificações residenciais nos próximos meses.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo