SEGS Portal Nacional

Economia

O futuro chegou: a evolução tecnológica da Contabilidade

  • Quinta, 27 Janeiro 2022 07:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Já ouviu falar que nós somos constituídos de cabeça, tronco, membros e tecnologia? Essa é a nova realidade! O futuro que era distante com a chegada da Inteligência Artificial está mais presente do que nunca no nosso dia a dia. Maurício Frizzarin, CEO da Qyon Tecnologia, que teve sua vida totalmente voltada à Contabilidade desde muito jovem, foi responsável por fundar, em 1990, quando tinha apenas 17 anos, a Folhamatic Tecnologia e Sistemas – uma das empresas pioneiras no Brasil na criação de software para escritórios de Contabilidade e pequenas empresas- que se tornou uma grande corporação e alcançou, em 2011, o título de líder de mercado no seu segmento, adquirindo a IOB Informações Objetivas e outras empresas de software, entre elas a EBS Sistemas, de Curitiba.

No ano de 2013, Maurício Frizzarin transferiu suas ações da Folhamatic e da IOB ao Grupo Britânico Sage, em uma operação empresarial que ficou caracterizada como o segundo maior negócio na área de software já realizado no Brasil. Em 2020, de volta ao mercado de software, Mauricio Frizzarin, por meio do sistema de franquias Qyon Tecnologia, afirma estar dando vida a melhor empresa de software com inteligência artificial do Brasil. “Esse tempo afastado do mercado permitiu-me estudar profundamente a aplicação de inteligência artificial em softwares e fintechs”, contou ele.

Em sua visão, a Contabilidade e os tributos são fatores essenciais para o crescimento dos negócios, e como a Inteligência artificial está revolucionando a integração e o trabalho dos contadores com os seus clientes, automatizando diversas tarefas cotidianas. O empresário garante que os softwares e mecanismos de pagamento serão um grande aliado dos contadores para reduzir o tempo e as dificuldades geradas pela legislação e burocracia brasileira. Ele ainda apresentou o que existe de mais moderno em termos de inteligência artificial aplicável ao mundo dos contabilistas e das empresas. “Os sistemas disponíveis analisam seus hábitos, propõem as melhores soluções, conseguem ouvir o cliente, responder, apreender e executar muitas das tarefas sozinho: quanto mais o contador utiliza o sistema, menos trabalho terá nas próximas vezes que utilizar a plataforma, porque o computador vai aprendendo no sistema, graças ao conceito machine learning ”, esclareceu.

Segundo Frizzarin, com a utilização RPA (automatização de processos por robôs), os contadores podem fazer mais com menos as seguintes tarefas: envio e recebimento de nota fiscal eletrônica, consultas automatizadas aos serviços do governo, como E-CAC, CND (certidão negativa de débitos), cadastro automático de fornecedores, contas a pagar, registros de produtos, lançamentos fiscais e contábeis, além do armazenamento e gerenciamento das informações. “Nosso objetivo é ser a empresa mais interdisciplinar do setor. Nossos usuários terão tudo que eles precisam em suas telas, com plena integração do seu sistema com o dia a dia da sua empresa”, destacou Frizzarin.

Ele explicou que com o uso correto da tecnologia, o Contabilista vai prestar um serviço mais completo para o cliente, já que ele deixará de executar trabalhos manuais e maçantes do dia a dia. Mas, Maurício ressalta que de forma alguma a Inteligência Artificial consegue superar a inteligência humana, porém ela é uma aliada nas tarefas simples e rotineiras.

“Usando desses benefícios o contador presta um bom serviço, sem perder tempo, separando as guias, contas a pagar, entre outras atividades, sobrando mais tempo para a consultoria, que é o papel fundamental desses profissionais, planejando formas de crescimento que o empresário pode ter e a melhor forma dele pagar impostos”, assegura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version